Coordenadoria de Relações Internacionais

Coordenadoria de Relações Internacionais

A Coordenadoria de Relações Internacionais da UENP marcou presença na recepção dos novos alunos ingressantes em 2025. A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) promoveu, nos dias 8 e 9 de abril, uma programação especial de boas-vindas realizada nos três campi da instituição.

As atividades incluíram apresentações culturais e discursos institucionais voltados aos calouros dos cursos de graduação, com o objetivo de apresentar a estrutura da Universidade e integrar os novos estudantes à comunidade acadêmica. Durante o evento, as assessoras de internacionalização, Joagda Rezende Abib e Carolina Martoni, apresentaram a Coordenadoria de Relações Internacionais aos estudantes, destacando as oportunidades e programas disponíveis. Ao todo, mais de 650 alunos participaram das recepções realizadas nos campi da UENP.

A professora Joagda Rezende Abib, assessora de internacionalização para assuntos internos da CRI, compartilhou sua opinião sobre o evento. "O evento de recepção dos calouros é de extrema importância para que os alunos ingressantes sintam-se acolhidos e aprendam um pouco sobre o funcionamento da universidade, tendo acesso a informações importantes e relacionadas não só às suas obrigações, mas também às oportunidades que a UENP pode oferecer. Sabemos que o ingresso na vida universitária é um momento ímpar, porém pode acontecer de os alunos se sentirem um pouco perdidos. Esse evento serve justamente para orientá-los, tornando o início da jornada acadêmica mais fácil, acessível e prazeroso." 

"Acolher os novos alunos e integrá-los à rotina universitária, apresentando a estrutura e o funcionamento da UENP, é fundamental para que compreendam e aproveitem ao máximo os serviços oferecidos pela instituição. Garantir que conheçam seus direitos e os benefícios de serem parte da comunidade acadêmica fortalece sua trajetória acadêmica e contribui para o fortalecimento da própria Universidade e de todos que dela fazem parte.", afirmou Carolina Martoni, assessora especial de Internacionalização da UENP.

Em 25 de fevereiro de 2025, a primeira reunião do Módulo Jean Monnet “A proteção dos direitos humanos de grupos vulneráveis segundo as políticas da UE” ocorreu virtualmente, das 14h às 15h BRT (18h às 19h CET). Sob a coordenação do Prof. Dr. Fernando de Brito Alves, o encontro reuniu especialistas jurídicos e educadores de diversas partes do mundo.

A reunião apresentou os participantes e delineou os principais pontos da agenda, destacando o foco do projeto nas políticas internas da UE e na proteção internacional dos direitos humanos. Também foram discutidos o desenvolvimento curricular, oportunidades de pesquisa e o cronograma das próximas etapas.

Os especialistas Dmytro Slinko e Jairo Néia Lima compartilharam insights sobre ensino, pesquisa e disseminação, enfatizando o potencial do projeto para fortalecer o impacto acadêmico e político.

O evento foi encerrado com uma sessão interativa de perguntas e respostas, reforçando o espírito colaborativo e o compromisso dos envolvidos. Com o apoio da Comissão Europeia, a iniciativa promete avanços significativos na proteção de grupos vulneráveis por meio de políticas e estruturas jurídicas aprimoradas.

Próximas atualizações sobre o projeto serão publicadas em breve.

Entre os dias 23 e 26 de outubro, a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) participou do 72º Fórum Nacional de Reitores e Reitoras da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), realizado em Palmas, Tocantins. Com o tema "Interiorização universitária: o papel das universidades na promoção do desenvolvimento territorial", o evento reuniu mais de 150 representantes de instituições de ensino superior e promoveu debates, palestras e apresentações.

A UENP foi representada por Nilson César Bertoli, Maria José Quina Galdino, Mateus Luiz Biancon, além do Coordenador de Relações Internacionais, Fábio Henrique Rosa Senefonte, que apresentou a palestra "Internacionalização na Abruem: indicadores e políticas institucionais das afiliadas", destacando o papel da UENP na presidência da Câmara de Internacionalização e Mobilidade e o lançamento de um livro sobre boas práticas no tema.

Os participantes também integraram câmaras sobre Governança, Gestão, Legislação e Estudantil, discutindo inclusão social, assistência estudantil e o papel das universidades no desenvolvimento dos municípios brasileiros. Segundo os representantes da UENP, o evento foi uma oportunidade de troca de conhecimento e reflexão sobre a importância das universidades no contexto nacional.

Para mais detalhes e imagens do evento, acesse a matéria completa no site da UENP.

A aluna Ana Lívia Domingos, do curso de Letras/Inglês do campus de Jacarezinho, por meio de programa oferecido da Fundação Araucária, foi aprovada para um intercâmbio de 4 meses na Trent University, em Peterborough, no Canadá. No intercâmbio, a discente cursou matérias nas áreas de Linguística, Literatura e Linguagens internacionais, Linguísticas em ação e Artes Integradas. 

"O intercâmbio foi a melhor experiência da minha vida, uma realização de um sonho. Como estudante de letras- inglês, a imersão total na língua inglesa foi muito proveitosa. Fui muito bem recebida pela Trent University e cursei matérias de linguística e literatura. Pude conhecer e interagir com intercambistas de diversos lugares do mundo e trocar experiências. Foi um prazer levar para o Canadá um pouco da cultura brasileira e, ao retornar, trazer um pouco do Canadá!
Como garota de cidade pequena, o intercâmbio era inimaginável e hoje sou extremamente grata por ter realizado esse sonho.
Agradeço imensamente ao CRI por todo apoio prestado durante os 4 meses que permaneci no Canadá."

Junto ao MEC, à CAPES e a outras instituições, a UENP integrou a comissão organizadora do estande do Brasil no evento.

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) participou, de 28 a 31 de maio, da Conferência Anual e Exposição da NAFSA: Associação de Educadores Internacionais, o maior evento mundial de internacionalização da educação superior, que reuniu mais de 10 mil participantes de cerca de 170 países. A conferência foi realizada na cidade de Nova Orleans, nos Estados Unidos.

O coordenador de Relações Internacionais da UENP, Fábio Henrique Rosa Senefonte, comentou sobre a participação no evento. “Focamos em reuniões estratégicas com países com os quais ainda não temos parcerias, levando em consideração o perfil da UENP e dessas instituições. Concentramos também nossas ações em consolidar as parcerias já existentes e nos reunimos com parceiros para discussão de mais ações interinstitucionais a serem desenvolvidas. No maior evento de educação internacional do mundo, temos a oportunidade para essas articulações e para estreitarmos cada vez mais os laços entre as universidades”, reforçou.

Durante o evento, ocorreram plenárias, apresentações e mesas redondas para discutir os principais tópicos e tendências de educação internacional e internacionalização do ensino superior. Além disso, foram oportunizadas novas conexões com instituições de ensino superior e expositores de diversos países. A participação da UENP se deu também pela organização do estande de Pesquisas e Estudos no Brasil, junto à equipe da CAPES, Ministério da Educação, FAUBAI e outras instituições de Ensino Superior brasileiras.

“Pude participar da organização e logística do Estande Brasil na NAFSA, que contou com representantes de mais de 30 instituições de Ensino Superior de todo o nosso país. O estande do Brasil foi cofinanciado pelo Ministério da Educação e pelo Ministério das Relações Exteriores, uma importante ação em prol da internacionalização da educação superior brasileira. Organizar a participação de uma delegação tão representativa é desafiante, mas igualmente recompensador, uma vez que traz oportunidades únicas para as instituições participantes e coloca o Brasil e também a UENP em relevância no cenário global”, disse Carolina Martoni, assessora especial de Internacionalização da UENP.

NAFSA

A NAFSA: Associação de Educadores Internacionais é a maior organização sem fins lucrativos dedicada à educação internacional e intercâmbio. A associação atende às necessidades de mais de 10.000 membros e educadores internacionais em todo o mundo em mais de 4.300 instituições em 170 países.

O professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Jairo Lima, realiza, entre 1º de maio e 1º de julho, estágio como pesquisador visitante na Universidade de Graz, na Áustria. O docente foi selecionado por meio do Grupo Coimbra de Universidades, uma rede de instituições de ensino superior europeias que conta com diversos financiamentos para pesquisadores externos à Europa.

O estágio é realizado junto ao centro de pesquisa Graz Jurisprudence, departamento liderado por Matthias Klatt, onde Jairo desenvolve atividades como seminários e discussões de pesquisa. “Esse tipo de atividade de troca e intercâmbio vai agregar muito à minha carreira como pesquisador na UENP, pois amplia meus horizontes tanto no modo como desenvolvo minhas pesquisas no Brasil, como no conteúdo das minhas ideias, uma vez que há uma pluralidade de outros pesquisadores que também fazem parte do Graz Jurisprudence e contribuem para esse ambiente produtivo academicamente”, comenta Jairo.

Para o professor, o período de pesquisa na Áustria ainda fortalece a inserção internacional do PPGD. “Para o PPGD da UENP, minha vinda para cá demonstra o fortalecimento da inserção internacional do nosso Programa, a qual vem crescendo expressivamente nos últimos anos. A produção acadêmica profissional acontece em um mundo sem fronteiras. Criar essa ponte entre a UENP e o mundo é uma das grandes vantagens desse tipo de atividade”, acrescenta.

Jairo comenta, ainda, que o professor Mathias Klatt tem sido o responsável pelo desenvolvimento da principal teoria de interpretação constitucional contemporânea. “É o princípio da proporcionalidade. E minha pesquisa aqui tem conexão direta com essas questões, já que estou analisando formas de interpretação constitucional além dos tribunais. Além disso, o professor Klatt acaba de ter publicado um livro seu no Brasil, traduzido para o português, intitulado ‘A Estrutura Constitucional da Proporcionalidade’, pela Editora Dialética. Essa obra vai ajudar muito na difusão de suas ideias no país”, finaliza.

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) participou, entre os dias 3 e 5 de abril, do 35º Encontro Internacional da Rede Zicosur Universitário, que englobou o 1º Seminário Zicosur de Ciências Forenses, a 10ª Assembleia de Assessores Internacionais e a 35ª Plenária de Reitores. O evento foi realizado na Universidade Nacional de Salta (UNSa), na Argentina, e contou com a participação de universidades da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Peru.

O reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini, comentou sobre a participação no evento. “É ótimo poder participar do encontro, pois, através dele, é possível que a nossa Universidade amplie seus horizontes e viabilize novas parcerias com as instituições que fazem parte deste grupo. Com o evento, foi possível avaliar, inclusive, novas possibilidades que virão a enriquecer a formação dos nossos graduandos, pós-graduandos e também do nosso corpo docente. Durante o encontro da rede, houve uma aproximação entre o Zicosur Governo e o Zicosur Universitário, e tratamos também sobre a Cátedra, um projeto da Fundação Araucária sobre a realização de algumas atividades nos países da América do Sul”, disse.

Na ocasião, a UENP firmou novos termos de cooperação técnica com mais quatro universidades da Rede Zicosur: Universidade Nacional de Itapúa e Universidade Nacional de Pilar, no Paraguai; Universidade Nacional de Chilecito, na Argentina; e Universidade Autônoma Juan Misael Saracho, na Bolívia. “A participação da UENP neste encontro internacional é um momento imperioso para a consolidação das parcerias já existentes. Só pela Rede, a UENP tem acordo com mais de 20 instituições. São nesses momentos que discutimos e projetamos as ações de internacionalização interinstitucionais”, destacou o coordenador de Relações Internacionais, Fábio Henrique Rosa Senefonte.

A Zicosur é a Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul e tem como principal objetivo fortalecer o processo de integração por meio da promoção do conhecimento, do intercâmbio universitário e da cooperação acadêmicas das regiões que a compõem. Também participaram do 35º Encontro Internacional da Rede Zicosur o vice-reitor da UENP, Ricardo Aparecido Campos, e o assessor jurídico, Fernando de Brito Alves.

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) participou, entre os dias 18 e 21 de outubro, do 70° Fórum Nacional de Reitoras e Reitores da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM). O evento, que acontece semestralmente, reuniu, em Mossoró, no Rio Grande do Norte, gestores de mais de 40 de Instituições de Ensino Superior filiadas à ABRUEM.

Com o tema “A capilaridade do ensino superior brasileiro: fortalecimento e reconhecimento das instituições de ensino superior estaduais e municipais no sistema nacional de educação”, o fórum foi realizado em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte e contou com uma programação intensa que envolveu câmaras técnicas, debates, palestras e momentos de confraternização.

Para o reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini, o evento foi uma oportunidade de estreitar ainda mais as relações com as mais diversas instituições de todo o Brasil. “Foram dias bastante produtivos onde, além de participarmos de várias atividades, reunimos as câmaras e pudemos debater nossas limitações e nossas possibilidades a fim de buscarmos fortalecer, ainda mais, a atuação das universidades públicas de todo o país”, observa. Fábio participou também da Reunião do Conselho Pleno da ABRUEM e da elaboração da Carta de Mossoró.

Na ABRUEM, o reitor e o coordenador de Relações Internacionais da UENP, Fábio Henrique Rosa Senefonte, são, respectivamente, presidente e secretário da Câmara Técnica de Internacionalização e Mobilidade, cujo papel é coordenar os trabalhos internos, desde discussões e encaminhamentos sobre o processo de internacionalização das instituições de ensino superior até articulações para ações com órgãos ao redor do mundo. Senefonte explica que, durante o fórum, foram apresentadas as atividades da câmara.

“Ministramos, inclusive, uma palestra sobre a importância das redes colaborativas para a internacionalização e discutimos algumas opções de países para a próxima missão técnica da Associação. Cabe destacar que o protagonismo assumido pela UENP nesta câmara coloca nossa universidade em posição de destaque, o que amplia muito nossas possibilidades de parcerias diversas”, afirma Fábio.

A UENP também esteve representada na Câmara de Gestão, Governança e Legislação, na qual participaram o assessor jurídico e o pró-reitor de Administração e Finanças, Fernando de Brito Alves e Nilson César Bertóli. Na câmara, foram apresentados dados sobre a relação entre estudante e docente e entre estudantes e técnicos administrativos, bem como dados sobre a estrutura das carreiras e dos respectivos vencimentos.

Fernando explica que a reitora da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Cicília Raquel Maia Leite, apresentou e discutiu os Resultados da Pesquisa de Proventos 2023. “Os principais produtos da pesquisa foram a organização de uma base de dados disponível para todas as afiliadas, com os links dos Planos de Cargos e Carreiras das respondentes e a disponibilização de material de apoio e consultas futuras para subsidiar reestruturações nas carreiras que se mostrarem necessárias no âmbito das afiliadas da ABRUEM”, comenta Brito.

Além das Câmaras Técnicas de Internacionalização e Mobilidade e de Gestão, Governança e Legislação, a UENP, representada pelo chefe de Gabinete da Reitoria, Mateus Luiz Biancon, participou da Câmara Técnica de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas. Segundo Mateus, é a primeira vez que a câmara se reúne. “Ela é nova na ABRUEM e o intuito foi apresentar uma pesquisa que fizemos com as universidades que participam da associação para verificar quais são as políticas afirmativas que existem entre elas e levantar as políticas de entrada e permanência estudantil nas universidades”, elucida.

Na ocasião, a ex-reitora da UENP, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, recebeu o Diploma de Associado Honorário da ABRUEM. A entrega da homenagem ocorreu durante a abertura do fórum. Da UENP, além dos mencionados, também participou do evento a professsora Eliane Segati Rios.

Entre os dias 4 e 6 de outubro, o vice-reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Ricardo Aparecido Campos, e o coordenador de Relações Internacionais (CRI), Fábio Henrique Rosa Senefonte, participaram do Encontro da Rede Zicosur (Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul) Universitário, que aconteceu na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande.

O coordenador do CRI falou sobre a importância do Encontro. “O evento tem promovido muitas discussões e possíveis encaminhamentos práticos para o fortalecimento das relações entre as universidades da Rede Zicosur, da qual a UENP faz parte e, com isso, mais atividades de internacionalização poderão ser desenvolvidas em toda a rede”, disse Fábio.

Na quarta-feira, eles participaram da 9ª Assembleia de Assessores Internacionais, com a presença de representantes de relações internacionais das universidades que fazem parte do grupo. Já no dia 5, aconteceu o II Seminário Internacional Zicosur Universitário e a Conferência de Internacionalização, com palestras e apresentações de trabalhos sobre boas práticas de extensão.

Representando a UENP, foram selecionados para participar do evento, a professora Tatiane Angélica Phelipini Borges, que apresentou o projeto de extensão “Música como Promotora de Cuidado Humanizado aos Usuários e Profissionais de Saúde em Ambiente Estressor”, a professora Carolina Fordellone Rosa Cruz, apresentando "Extensão Universitária: Promovendo o Aleitamento Materno Através de Consulta de Enfermagem Especializada Visando Boas Práticas de Amamentação", e o discente de Fisioterapia Igor Calixto, com o projeto "Pet-Saúde Gestão e Assistência: Estratégias de Educação Permanente, Promoção da Saúde e Prevenção de Agravos na Atenção Primária à Saúde de Jacarezinho".

“Pudemos conhecer outros projetos e relatos de experiências desenvolvidos em outras universidades e outros países, é uma oportunidade maravilhosa para trocas de conhecimentos. Também tivemos contato com professores atuantes de diversas áreas. As parcerias e mobilidades nacionais e internacionais fortalecem a rede de ensino, pesquisa e extensão das universidades promovendo um ensino de melhor qualidade. Assim, a comunidade acadêmica adquire mais experiências e maturidade, tornando-se cada vez mais motivada em aprender e produzir”, destacou a professora Carolina Fordellone.

No dia 06 de outubro, ocorreu a 34ª Plenária de Reitores da Rede, oportunidade em que reitores e vice-reitores encontram-se para discutir potenciais parcerias e atividades em rede e analisar os resultados alcançados. Durante o evento, a UENP firmou parceria com a Universidad Nacional de Canindeyú (UNICAN), do Paraguai.

O professor do curso de Agronomia e coordenador do programa de Mestrado em Agronomia da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Luiz Meneghel, Oriel Tiago Kölln, participou, do dia 15 ao dia 30 de setembro de 2023, de missão técnica científica sobre fertilidade do solo e adubação na Universidade Estadual da Carolina do Norte (NCSU), nos Estados Unidos da América. O principal objetivo era realizar intercâmbio de capacitação técnica científica para potencializar a parceria entre as instituições.

Durante a viagem, o professor visitou diversos experimentos de recalibração de teores críticos de Fósforo e Potássio, aprendeu nova metodologia de análise, visitou o Laboratório de Análise do Solo do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), além de discutir resultados e firmar importante parceria com o professor Luke Gatiboni, da NCSU: "A missão técnica foi muito produtiva e de grande importância para o Grupo de Pesquisa em Adubação e Fertilidade do Solo - GPAFS, do Programa de mestrado em Agronomia da UENP” destacou Oriel.

O período de mobilidade internacional foi proporcionado pelo Programa de Apoio ao Fomento e Consolidação da Política de Internacionalização das Instituições Estaduais de Ensino Superior do Paraná, iniciativa conjunta entre a Secretaria de Ciência do Estado do Paraná, a Fundação Araucária, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná - SETI, intermediada pela Coordenadoria de Relações Internacionais da UENP. 

Page 1 of 11