Anna Carla Lima Villela - Discente Outbound - University of Florida (EUA)

Escrito por  Coordenadoria de Relações Internacionais Quinta, 11 Junho 2015 10:22

Nome: Anna Carla Lima Villela

Curso: Agronomia

Destino: EUA

Universidade de destino: University of Florida

Período: 07/2013 a 09/2014.

Tipo de Mobilidade: Ciência sem Fronteiras – Graduação Sanduíche.

Se eu pudesse resumir em uma única palavra a minha experiência nos Estados Unidos, seria benção. Durante todo o processo, desde a prova de inglês – modalidade TOEFL ibt, até o meu retorno ao Brasil, tudo correu melhor que o esperado, mesmo quando as circunstâncias diziam o contrário.

O primeiro percalço foi referente ao TOEFL ibt, que além das dificuldades logísticas de ir para Londrina duas vezes por semana, a nota alcançada foi abaixo do esperado: numa escala de 120 pontos possíveis eu alcancei 68 pontos,numa meta de 80 – média aceita pela a maioria das universidades americanas. Mesmo em face desse resultado, eu acabei me submetendo ao edital 132/2012 – HBCU, onde fui aceita e alocada na FAMU – Florida Agriculture and Mechanical University.

Nessa universidade eu fiz o curso de inglês de verão com mais quatro alunos do programa Ciência sem Fronteiras, o que foi benéfico, pois possibilitou a minha imersão na cultura antes de começar as minhas obrigações acadêmicas. Além disso, foi nesse período em que conheci e me tornei amiga do meu conselheiro Mr. Jones, cuja família me acolheu como filha. Isso viabilizou a minha estadia nos Estados Unidos e promoveu uma troca cultural de costumes e valores; foi por intermédio dessa família que eu fui inserida na igreja local, além de participar de uma conferência cristã e um treinamento missionário.

No tocante às atividades acadêmicas desenvolvidas, priorizei a escolha das disciplinas relacionadas a solos durante os dois semestres em que estive na Universidade. No decorrer do semestre me aproximei ao professor Dr. Onokpise Kome, por meio do qual fiz visitas à fazenda escola da universidade e também uma viagem para participar de um evento de produtores de caprinos, a National Goat Conference, realizada na Carolina do Norte. Para tanto, precisei apresentar um banner contendo dados do setor de ovinocultura da UENP.

Ao findar das minhas atividades acadêmicas, eram previstas no programa atividades de estágio, que eu realizei na University of California, em Davis. O trabalho desempenhado visava o acompanhamento da rotina laboratorial e de coletas de solo e planta com o intuito de investigar a emissão de gases do efeito estufa, especialmente óxido nitroso e gás carbônico. Embora as atividades de estágio tenham se limitado à rotina do laboratório, devido as limitações de tempo, ser estagiário na UC, Davis me despertou ainda mais para o estudo dos solos e fatores que o alteram – como a sua microbiologia – para alcançar um manejo mais eficiente e racional dos recursos naturais.

Hoje, 7 meses após o meu retorno, consigo abstrair melhor tudo o que aconteceu comigo no período em que estive nos EUA. Além do crescimento na língua, melhor conhecimento de mim mesma, aprofundamento na fé, obtive boas oportunidades de crescimento profissional, que de certa forma ampliaram a percepção de como a minha profissão pode atuar no manejo eficiente dos recursos naturais, em especial os solos.

Última modificação em Quarta, 13 Setembro 2017 11:58