Centro Internacional de Idiomas

O Centro Internacional de Idiomas (CII) é um programa de extensão da UENP, vinculado à Coordenadoria de Relações Internacionais (CRI), que tem como escopo de suas atividades a oferta de cursos de línguas adicionais, presenciais, remotos ou híbridos, para a comunidade interna (docentes, discentes e agentes universitários da UENP) e para a comunidade externa. 

Inaugurado em 2017, o CII tem ofertado cursos semestrais de espanhol, francês, inglês, Libras,  japonês e português como língua adicional. Os instrutores de idiomas são selecionados por meio de processo de credenciamento que envolve avaliação didática e de experiência na área. As inscrições para os cursos regulares de idiomas são abertas semestralmente e divulgadas na página oficial e nas redes sociais do programa.

O CII tem desempenhado um papel estratégico na implementação e apoio a atividades de ensino, pesquisa e extensão que contribuem para a internacionalização da UENP e possibilitam o contato da comunidade interna e externa com contextos de formação em línguas adicionais. Outras atividades promovidas são a prestação de serviços de tradução, elaboração e aplicação de exames de proficiência e revisão de textos, eventos acadêmicos e culturais, entre outros. O Centro também se configura como campo de estágio para graduandos dos cursos de Letras da UENP e como contexto de formação inicial e continuada de professores de línguas. 


Estrutura

Com sede administrativa na Reitoria da UENP, o Centro conta com uma estrutura de salas de aulas, cantinas, auditórios, laboratórios de informática e espaços de convivência do Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA-Jacarezinho), e do Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA-Cornélio Procópio).

No CLCA, em Jacarezinho, anteriormente, as aulas presenciais do CII eram realizadas em duas salas de aulas equipadas com projetor de multimídia, lousa, ar-condicionado e capacidade para 40 pessoas e o atendimento a alunos e instrutores é feito em espaço próprio da Secretaria do CII, no mesmo endereço. 

No CLCA - Cornélio Procópio, também anteriormente, as aulas do CII eram realizadas no Núcleo de Línguas (NULIN), o qual possui uma sala equipada com projetores de multimídia (televisão e projetor), dois computadores, lousa, ar-condicionado e capacidade de 40 pessoas. Além disso, há um espaço próprio denominado Secretaria do Centro Internacional de Idiomas da UENP para atendimento ao público, e localiza-se na mesma sala (NULIN). 

Atualmente, os cursos remotos são realizados por meio de ferramentas como o Google Meet (para as aulas síncronas) e o Google Classroom (para as atividades assíncronas). Para participação nessa modalidade de curso os alunos precisam ter acesso próprio à internet e computador. Havendo possibilidade de fechamento de cursos presenciais, os mesmos serão disponibilizados nas salas de aula dos respectivos centros.  


Objetivo Geral

O programa Centro Internacional de Idiomas tem como objetivo geral a promoção da relação entre a língua, linguagem, cultura e sociedade, respeitando a pluralidade e a diversidade por meio da aprendizagem e do aprimoramento linguístico de uma língua adicional, dando a devida atenção às dimensões internacionais e interculturais.


Objetivos Específicos

  • Ofertar cursos de curta e longa duração em diferentes idiomas e níveis de proficiência;
  • Desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • Dialogar e articular ações com as áreas de estágio supervisionado em Letras;
  • Prestar serviços de tradução e revisão de textos;
  • Realizar parceria com consulados e embaixadas;
  • Receber alunos e professores estrangeiros da área de línguas para atuarem como visiting scholar e professor, respectivamente;
  • Contribuir para o processo de internacionalização da UENP.