A Reitora, Profa. Fátima Aparecida da Cruz Padoan e a Coordenadora de Relações Internacionais da UENP Profa. Eliane Segati Rios Registro participaram do IV Encontro Internacional de Reitores Universia 2018, realizado nos dias 21 e 22 de maio em Salamanca, Madri. O Encontro, presidido pela Sra. Ana Botín, presidente do Banco Santander e Universia, teve como tema principal “Universidade, Sociedade e Futuro” e contou com a participação do Rei Felipe VI da Espanha, do Presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa e de mais de 700 reitores e representantes internacionais de 26 países. Os participantes discutiram, nos dois dias de…
Aconteceu entre os dias 14 e 18 de abril, na cidade do Rio de Janeiro, a 30ª conferência anual da Associação Brasileira de Educação Internacional – FAUBAI, o mais importante evento de internacionalização da educação superior na América do Sul. A conferência, que incluiu a realização de 13 workshops, 5 sessões plenárias e 48 sessões paralelas com 126 apresentações, contou com a participação de mais de 700 representantes da educação internacional, entre reitores, diplomatas, assessores, gestores, docentes e pesquisadores de diversos países, a fim de discutir a relação entre internacionalização e pesquisa, os desafios e estratégias para implementação de políticas…
Um camping tipicamente americano realizado no Brasil. Water pong e versões customizadas de corre-lenço, dança da cadeira e outras brincadeiras. Comida, muitos amigos, diversão e uma regra muito importante. Só pode se comunicar em inglês. A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) promoveu, durante toda a sexta-feira, dia 27 de abril, a primeira edição do Immersion Day com a presença dos assistentes de ensino de língua inglesa vindos dos Estados Unidos. O evento, realizado por meio da Coordenadoria de Relações Internacionais (CRI), aconteceu na Fazenda São Francisco, no município de Cambará, e contou com a participação de quase 40…
O secretário João Carlos Gomes fez o lançamento na terça-feira (13/03), do Programa Paraná fala Francês, durante reunião realizada no Palácio Iguaçu. O programa faz parte da primeira etapa de um programa maior, pertencente ao plano estratégico da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) chamado “Paraná fala Idiomas", que tem como objetivo contribuir com a promoção da internacionalização das universidades estaduais do Paraná. No mesmo dia, na SETI, os coordenadores institucionais, juntamente com os professores selecionados participaram de workshops temáticos para capacitação linguística e pedagógica com professores de referência internacional das universidades de Montreal, Quebéc de Montreal (UQAM)…
Quatro profissionais estadunidenses chegaram à Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) para atuar como Assistentes de Ensino de Inglês (ETAs, em inglês). Eles foram recepcionados, na manhã de quinta-feira (08/03), pela reitora da UENP, Fátima Aparecida Cruz Padoan, e pelo vice-reitor, Fabiano Gonçalves Costa. Os assistentes atuarão na UENP por meio do Programa CAPES/Fulbright de Assistente de Ensino de Língua Inglesa até o mês de novembro. Andrew Joseph Marson e Karl Eugene Schneider irão desenvolver atividades no Campus de Cornélio Procópio e Preston Thomas e Cindy Dzib Tuz, no Campus de Jacarezinho. Os profissionais americanos irão atuar diretamente com…
Página 1 de 15