Eric Bortoletto Fontes - Discente Outbound - Portugal

Escrito por  Coordenadoria de Relações Internacionais Segunda, 31 Julho 2017 15:48

Nome: Eric Bortoletto Fontes. Curso: Direito - 5° ano. Origem: Universidade Estadual do Norte do Paraná - CCSA/CJ. Destino: Universidade do Porto. Período: 02/2017 a 07/2017. Tipo de Mobilidade: Universia Santander. O intercâmbio definitivamente foi a melhor oportunidade que a UENP me forneceu. Estes seis meses morando em Portugal podem ser resumidos da seguinte forma: frequentar uma das melhores universidades do mundo, viajar por todo continente e fazer muitos amigos. Além disso, o engrandecimento cultural e acadêmico foi gigantesco. O aprofundamento teórico de diversas matérias jurídicas bem como o aperfeiçoamento do idioma inglês e espanhol devido a sua utilização em diversas situações.

A adaptação foi rápida, porém, por mais que lá se fale português, no começo é um tanto quanto difícil compreender plenamente o que os lusitanos falam, a cadência da fala é outra, e as palavras muitas vezes possuem significados diferentes.

Quanto aos estudos, eu pude escolher as matérias que desejava cursar. Optei por matérias de Direito, como Direito Internacional Público e de Criminologia, como História da Criminologia e Ciências Forenses, sendo que estas não são oferecidas nas graduações brasileiras.

Além disso, fui escolhido dentre os mais de 1300 estudantes intercambistas provenientes de 84 países, para participar do programa Escola sem Fronteiras realizado pela Câmara do Porto em parceria com a Universidade do Porto, que consistia em realizar uma palestra para estudantes do Ensino Fundamental português, falando sobre o Brasil, o intercâmbio, a nossa universidade de origem e também sobre o curso.

Enfim, palavras não conseguem descrever plenamente o quão gratificante foi a experiência. Agradeço a professora Eliane Segati, juntamente com a professora Soraya Saad por todo apoio e ajuda.

Última modificação em Sexta, 22 Março 2019 12:36