UENP participa da segunda Plenária de Reitores da Rede ZICOSUR Universitária, no Paraguai

Escrito por  Coordenadoria de Relações Internacionais Terça, 08 Novembro 2016 10:04

Aconteceu, no dia 13 de outubro de 2016, a segunda Plenária de Reitores da Rede ZICOSUR Universitária, na Universidade Nacional de Canindeyú (UNICAN), no Salto del Guairá, Paraguai. A Reunião Plenária foi aberta com duas conferências: A primeira, intitulada "A influência do Manifesto de Córdoba", foi proferida pelo docente historiador Herid Caballero, que fez uma análise do impacto deste manifesto cem anos depois, considerando os diferentes desafios que enfrentam atualmente todas as universidades públicas dos países-membros da Rede.

O reitor da Universidade Nacional de Itapúa (UNI), também presidente do Conselho Nacional de Educação Superior do Paraguai (CONES), Dr. Hildegardo Gonzáles, na segunda conferência da noite, expôs e narrou sobre a educação superior em seu país, além de traçar alguns pontos comuns, em especial os de conflito, entre as instituições dos cinco diferentes países ali representados pelos reitores presentes.

No dia seguinte, os reitores destacaram dois pontos da pauta: primeiro, proposto pela UEL, para que haja uma equipe de coordenadores de relações internacionais para articular os programas de mobilidade. Depois, cada universidade indicará, até o fim de outubro, um coordenador local que ficará incumbido de tratar demandas relacionadas à internacionalização de sua respectiva universidade, bem como participará das reuniões periódicas.

O outro ponto acordado, foi que no início de 2017 será realizado um seminário sobre Energias Renováveis. Neste encontro, com local e data ainda a serem definidos, e que já será organizado pela secretaria da presidência em conjunto com a secretaria permanente da Rede, participarão todas as universidades que têm projetos de pesquisas em andamento ou já realizados sobre o tema, assim como programas de mestrado e doutorado. O objetivo é conhecer quais as linhas de estudos, pesquisas e trabalhos existentes neste tema que sejam de interesse do Zicosur Governo, já demonstrado e acordado em convênio com a Rede Universitária na plenária realizada na Universidade de Antofagasta (Chile), em maio deste ano.

Como resultado da participação da Reitora da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Profa. Me. Fátima Aparecida da Cruz Padoan e da Coordenadora de Relações Internacionais. Profa. Dra. Eliane Segati Rios Registro, dois professores da Universidade de Itapúa, Paraguai, participaram do I Simpósio Internacional de Economia da UENP, quando o Acordo de Cooperação conjunta com a referida Universidade foi assiando.

Por fim, definiu-se que a próxima Plenária de Reitores de 2017 será em Salta, na Argentina, a cargo do reitor Antonio Fernández Fernández, da Universidade Nacional de Salta, com data ainda a ser estabelecida.