Zicosur pretende unificar convênio de mobilidade

Escrito por  Coordenadoria de Relações Internacionais Quarta, 16 Dezembro 2015 09:35

Cerca de 40 dirigentes, assessores internacionais e representantes de 16 Universidades Públicas Paranaenses e da América do Sul participaram da II Reunião Plenária de Reitores da Rede Zicosur Universitária (Zona de Integración del Centro Oeste Sudamericano), realizada dia 13 de novembro, no Anfiteatro do PDE, no Campus da UEL, em Londrina. O encontro discutiu formas para ampliar programas de mobilidade acadêmica e de integração entre as Instituições de Ensino Superior Públicas do Paraná, Argentina, Chile e Paraguai.

Durante a reunião os representantes aprovaram um documento direcionado aos governos dos países envolvidos enaltecendo a importância dos programas internacionais para o desenvolvimento acadêmico, científico, cultural, além da integração entre as nações. O documento pede aos governos para que privilegiem o ensino superior público, apesar dos cortes e contenções de despesas que estão ocorrendo em programas e projetos financiados com recursos públicos. Outro documento aprovado pela plenária prevê um posicionamento da Rede Zicosur em favor das Universidades Paraguaias, que vem passando por grave crise financeira, prejudicando as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Outro ponto acertado entre os representantes prevê um "Convênio Marco" de intercâmbio e cooperação entre as Universidades no âmbito do Zicosur. O objetivo é potencializar programas de mobilidade, a partir da criação de um documento comum, que facilite o envio e recebimento de professores e estudantes. A plenária também definiu, por sorteio, as vagas e as parcerias a serem executadas em 2016. O objetivo é proporcionar a integração entre as várias instituições de todos os países, proporcionando e democratizando a troca de informações e de experiências.

Por fim os representantes das Universidades definiram que um novo encontro será realizado em abril de 2016, na Universidad Nacional de Antofagasta, no Chile. Uma segunda plenária foi agendada para Salto Del Guairá, no final do segundo semestre, na Universidad Nacional de Canindeyú (Paraguai).

Para o presidente da Rede Zicosur, reitor da Universidade Nacional de Jujuy (Argentina), Rodolfo Tecchi, o encontro foi produtivo porque evidenciou um compromisso das Universidades para desafios comuns, que passam pela busca de mais recursos para o Ensino Superior Público. Ele ressaltou que o assunto internacionalização está valorizado na comunidade universitária, mas que é importante que professores e estudantes vislumbrem boas oportunidades regionais, ou seja, que podem ser aproveitadas entre países vizinhos.

"O que defendemos é um equilíbrio entre os programas de mobilidade considerando oportunidades regionais e com países mais distantes. Os convênios regionais significam muito e precisam ser valorizados", afirmou o presidente.

Participaram da plenária as seguintes instituições paranaenses: UEL, UEM, Unioeste, Unicentro, UENP, UEPG e Unespar e as de fora: Universidad Nacional de Pilar; Universidad Nacional de Formosa; Universidade Nacional de Chilecito; Universidad Nacional de Antofagasta; Universidad Nacional Del Nordeste; Universidad Nacional de Santiago Del Estero; Universidad Nacional de Jujuy; Universidad Nacional de Itapuá e Universidad Autônoma de Entre Rios.

Lido 1277 vezes