UENP participa do 57º Fórum Nacional de Reitores da ABRUEM

Escrito por  Coordenadoria de Relações Internacionais Sexta, 16 Outubro 2015 11:42

O vice-reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Fabiano Gonçalves Costa, e a coordenadora de Relações Internacionais (CRI) da UENP, Eliane Segati Rios Registro, participaram, entre os dias 7 e 9 de outubro, do 57º Fórum Nacional de Reitores da Associação Brasileira do Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM). O 57º Fórum, uma promoção da ABRUEM, com a realização da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), trouxe como tema central “Internacionalização e Governança Universitária”.

A cerimônia de abertura, ocorrida na noite do dia 7, teve início com a mesa de debate composta pelo vice-presidente da ABRUEM, reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO), professor Aldo Nelson Bona; o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, professor Benedito Guimarães Aguiar Neto; a presidente da ABRUEM e reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), professora Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro; o reitor da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), professor Júlio Cezar Durigan e o Cônsul Geral da Bélgica, Charles Delegone.

No dia 08, a programação do 57º Fórum da ABRUEM contou com a palestra do professor Antônio Marques, sobre o tema “Internacionalização em casa (IaH) e Internacionalização do Currículo: ferramentas de melhoria do ensino”. Na sequência, os participantes do Fórum acompanharam a palestra do professor Joaquim Carvalho, vice-Reitor da Universidade de Coimbra, sobre o tema “Internacionalização e governança universitária”. Ainda na parte da manhã, houve apresentação da Câmara Técnica de Saúde, cujo tema foi “Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES): nova forma de integrar instituições de ensino e serviços de saúde e comunidade e novos desafios". O palestrante foi o diretor de Desenvolvimento da Educação e Saúde do MEC, Vinícius Ximenes.

Na última apresentação das Câmaras da ABRUEM, nesta edição do Fórum, feita pela Câmara Técnica de Internacionalização e Mobilidade, o tema foi “Internacionalização Abrangente: instrumento de modernização da universidade”. A Câmara de Internacionalização e Mobilidade é composta pelos professores Eliane Segati Rios Registro, da UENP; Gilson Scharnik,da Universidade Estadual de Goiás (UEG); José Celso Freire Júnior, da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP); Gilson Scharnik, José Guido Correa de Araújo, da Universidade de Pernanmbuco (UPE); Leonardo Costa, da Universidade Estadual da Zona Oeste (UEZO); Manuel Simões Filho, da Universidade Estadual de Londrina (UEL); e Marinês Santana Justo Smith, do Centro Universitário Municipal de Franca (UniFACEF).