Coordenadoria de Relações Internacionais da UENP participa da FAUBAI 2015 Destaque

Escrito por  Coordenadoria de Relações Internacionais Terça, 09 Junho 2015 15:21

Coordenadora de Relações Internacionais da UENP, Eliane Segati, realiza palestra durante evento

A coordenadora de Relações Internacionais da UENP, Eliane Segati Rios Registro, participou, entre os dias 25 e 29 de abril, em Cuiabá (MT), da 27ª edição da Conferência Anual da Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI). O evento reuniu representantes ligados à internacionalização do ensino superior do Brasil e do mundo.

A edição deste ano foi a maior já realizada, reunindo mais de 600 participantes, sendo mais de 350 representantes estrangeiros de 36 países. A FAUBAI 2015 teve o apoio de entidades de projeção mundial envolvidas com a temática da internacionalização da educação superior, como a Latino Australia Education, o British Council do Reino Unido, a Embaixada da França, a Embaixada dos Estados Unidos, o DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), entre outros, além da CAPES e do Ministério de Educação do Brasil.

Ao longo dos cinco dias de evento, os participantes puderam acompanhar mais de 40 sessões paralelas totalizando 114 apresentações de trabalhos, que abordaram questões relacionadas à internacionalização da educação superior. Seis workshops discutiram importantes questões ligadas ao processo de internacionalização das instituições de ensino superior brasileiras, como orientações para escritórios de relações internacionais ainda em formação e estratégias para inserir a dimensão internacional dentro do campus e beneficiar aqueles estudantes que ainda não participam de programas de mobilidade.

"A participação da UENP nesta Conferência proporcionou a visibilidade de nossa instituição a universidades de diversas partes do mundo, otimizando as possibilidades de parcerias internacionais", salienta Eliane Segati. A UENP foi aprovada como membro associado da FAUBAI, para cerca de 50 representantes de universidades de todo o mundo. A coordenadora do CRI destaca ainda que o evento alcançou importância também para realização de outros projetos. "Acredito que o encontro irá impulsionar o programa 'Paraná Fala Inglês' por meio de parcerias em relação ao ensino de língua inglesa, além de oportunizar projetos conjuntos nas diferentes áreas de conhecimento", ressalta Eliane.

No evento, discutiu-se ainda os rumos da educação internacional no Brasil, com o apoio da visão dos representantes das relações internacionais estrangeiros, a fim de promover parcerias tanto no que diz respeito a projetos conjuntos para desenvolver a proficiência linguística como também no ensino, pesquisa e extensão. A abertura do evento teve a presença do governador do Mato Grosso, Pedro Taques, do Ministro da Educação Superior, Trabalho e Emprego da Nova Zelândia, Steven Joyce, e da reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria Lucia Cavali Neder, além do presidente da FAUBAI, José Celso Freire Júnior.

Lido 2150 vezes Última modificação em Terça, 09 Junho 2015 15:33