UENP participa do 70º Fórum Nacional de Reitoras e Reitores da ABRUEM

Escrito por  Coordenadoria de Relações Internacionais Segunda, 06 Novembro 2023 13:51

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) participou, entre os dias 18 e 21 de outubro, do 70° Fórum Nacional de Reitoras e Reitores da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM). O evento, que acontece semestralmente, reuniu, em Mossoró, no Rio Grande do Norte, gestores de mais de 40 de Instituições de Ensino Superior filiadas à ABRUEM.

Com o tema “A capilaridade do ensino superior brasileiro: fortalecimento e reconhecimento das instituições de ensino superior estaduais e municipais no sistema nacional de educação”, o fórum foi realizado em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte e contou com uma programação intensa que envolveu câmaras técnicas, debates, palestras e momentos de confraternização.

Para o reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini, o evento foi uma oportunidade de estreitar ainda mais as relações com as mais diversas instituições de todo o Brasil. “Foram dias bastante produtivos onde, além de participarmos de várias atividades, reunimos as câmaras e pudemos debater nossas limitações e nossas possibilidades a fim de buscarmos fortalecer, ainda mais, a atuação das universidades públicas de todo o país”, observa. Fábio participou também da Reunião do Conselho Pleno da ABRUEM e da elaboração da Carta de Mossoró.

Na ABRUEM, o reitor e o coordenador de Relações Internacionais da UENP, Fábio Henrique Rosa Senefonte, são, respectivamente, presidente e secretário da Câmara Técnica de Internacionalização e Mobilidade, cujo papel é coordenar os trabalhos internos, desde discussões e encaminhamentos sobre o processo de internacionalização das instituições de ensino superior até articulações para ações com órgãos ao redor do mundo. Senefonte explica que, durante o fórum, foram apresentadas as atividades da câmara.

“Ministramos, inclusive, uma palestra sobre a importância das redes colaborativas para a internacionalização e discutimos algumas opções de países para a próxima missão técnica da Associação. Cabe destacar que o protagonismo assumido pela UENP nesta câmara coloca nossa universidade em posição de destaque, o que amplia muito nossas possibilidades de parcerias diversas”, afirma Fábio.

A UENP também esteve representada na Câmara de Gestão, Governança e Legislação, na qual participaram o assessor jurídico e o pró-reitor de Administração e Finanças, Fernando de Brito Alves e Nilson César Bertóli. Na câmara, foram apresentados dados sobre a relação entre estudante e docente e entre estudantes e técnicos administrativos, bem como dados sobre a estrutura das carreiras e dos respectivos vencimentos.

Fernando explica que a reitora da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Cicília Raquel Maia Leite, apresentou e discutiu os Resultados da Pesquisa de Proventos 2023. “Os principais produtos da pesquisa foram a organização de uma base de dados disponível para todas as afiliadas, com os links dos Planos de Cargos e Carreiras das respondentes e a disponibilização de material de apoio e consultas futuras para subsidiar reestruturações nas carreiras que se mostrarem necessárias no âmbito das afiliadas da ABRUEM”, comenta Brito.

Além das Câmaras Técnicas de Internacionalização e Mobilidade e de Gestão, Governança e Legislação, a UENP, representada pelo chefe de Gabinete da Reitoria, Mateus Luiz Biancon, participou da Câmara Técnica de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas. Segundo Mateus, é a primeira vez que a câmara se reúne. “Ela é nova na ABRUEM e o intuito foi apresentar uma pesquisa que fizemos com as universidades que participam da associação para verificar quais são as políticas afirmativas que existem entre elas e levantar as políticas de entrada e permanência estudantil nas universidades”, elucida.

Na ocasião, a ex-reitora da UENP, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, recebeu o Diploma de Associado Honorário da ABRUEM. A entrega da homenagem ocorreu durante a abertura do fórum. Da UENP, além dos mencionados, também participou do evento a professsora Eliane Segati Rios.