Coordenadora da CRI assume Vice-Presidência da maior associação de educação internacional da América Latina Destaque

Escrito por  Coordenadoria de Relações Internacionais Quarta, 09 Maio 2018 16:13

Aconteceu entre os dias 14 e 18 de abril, na cidade do Rio de Janeiro, a 30ª conferência anual da Associação Brasileira de Educação Internacional – FAUBAI, o mais importante evento de internacionalização da educação superior na América do Sul. A conferência, que incluiu a realização de 13 workshops, 5 sessões plenárias e 48 sessões paralelas com 126 apresentações, contou com a participação de mais de 700 representantes da educação internacional, entre reitores, diplomatas, assessores, gestores, docentes e pesquisadores de diversos países, a fim de discutir a relação entre internacionalização e pesquisa, os desafios e estratégias para implementação de políticas de internacionalização e a atratividade da pesquisa brasileira.

A Profa. Dra. Eliane Segati Rios Registro, Coordenadora de Relações Internacionais da UENP e representante da UENP na FAUBAI, esteve presente no evento, ocasião em que se deu a formação do novo Conselho Deliberativo, do qual assumiu a Vice-Presidência. Junto à Profa. Eliane, elegeu-se os seguintes nomes: Maria Leonor Alves Maia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) como Presidente; Marcelo Mira Tavares da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) como Secretário-Geral; Vanessa França Bonini Panico da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) como Tesoureira; Prof. Luis Paulo Gomes Mascarenhas da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) como Represente das Instituições de Ensino Superior Estaduais e Municipais; Prof. Rafael Mattiello da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) como Representante da Região Sul; e como Suplente, Prof. Gisele Onuki da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

Além de tomar posse do cargo de Vice-Presidente, a Profa. Dra. Eliane Segati mediou sessões de discussão e realizou três apresentações na conferência: “Collaborations For Internationalization: Blended Language Learning And Curriculum Partnerships, Brazil And Canada”, junto à Cath D'Amico e Glenda Fish da Trent University; “Parana Speaks English Program And Smrt English - First Results Of This Innovative Language Program”, junto ao representante da Smrt English, Paulo Silva; e “Parana Et Canada Parlent Francais!: Parana-Canada Cooperation For French Language Education Capacity-Building”, ao lado de Rachel Lindsey, diretora de Assuntos Internacionais do Languages Canada, e de Catherine Rodriguez da l'Université du Québec à Montréal (UQAM).

Para a Coordenadora de Relações Internacionais, “a 30ª Conferência da FAUBAI propiciou ainda o aumento de parcerias entre a UENP e universidades estrangeiras, a realização de diversas reuniões com representantes de organizações internacionais, bem como a apresentação dos resultados obtidos através do Programa Paraná fala Idiomas, da parceria entre o Paraná fala Idiomas da UENP e a Smrt English, das parcerias com a organização Languages Canada e do Acordo de Cooperação entre a UENP (Campus de Cornélio Procópio e Campus de Jacarezinho) e a Trent University” e ressalta: “a UENP já está em evidência no cenário internacional!”

Completando 30 anos em 2018, a FAUBAI reúne mais de 250 gestores ou responsáveis por assuntos internacionais, promovendo a integração e a capacitação dos mesmos, a fim de aperfeiçoar a cooperação internacional para a melhoria do ensino, da pesquisa, da extensão e da administração das instituições filiadas.

Lido 6246 vezes Última modificação em Quarta, 09 Maio 2018 16:22