Coordenadoria de Relações Internacionais e Diretoria de Acompanhamento Acadêmico participam da Reunião da Câmara de Internacionalização e Mobilidade da ABRUEM

Escrito por  Coordenadoria de Relações Internacionais Quarta, 15 Julho 2015 11:46

A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais – ABRUEM, por intermédio da Câmara de Internacionalização e Mobilidade, realizou, nos dias 13 e 14 de julho, na sede da Reitoria da UNESP, Reunião Técnica Institucional do Programa de Mobilidade Nacional.

A pauta principal abordada na referida reunião foi a Mobilidade Nacional e Internacional das Universidades filiadas à ABRUEM. No dia 13, abriram o evento a Presidente da ABRUEM e Reitora da UESC, Profª. Adélia Pinheiro, juntamente com o Prof. Julio Durigan, Reitor da UNESP. No mesmo dia, o Prof. José Celso Freire Junior, Assessor de Relações Externas da UNESP, palestrou sobre o tema Internacionalização Universitária. Logo depois, o Prof. Gilson Scharnik, Coordenador Geral de Relações Internacionais da UEG, apresentou a proposta da Mobilidade Nacional, lançada no final de 2014, por meio de um acordo geral da ABRUEM e com previsão de intensificação e desenvolvimento de regulamentação interna das IES participantes para 2016.

No dia 14, o Prof. Paulo Sergio Wolff, Reitor da UNIOESTE e Presidente da Câmara de Graduação da ABRUEM, abordou o assuntos inerentes à Graduação e Mobilidade. Em seguida, diversos representantes presentes participaram do Grupo de Trabalho da Mobilidade Nacional, para tratar dos seguintes temas: 1) viabilização de financiamentos, 2) implementação de reconhecimento de créditos, 3) capacitação das universidades para inclusão no programa de mobilidade e 4) ações necessárias para a sua implementação efetiva. O encerramento do evento ocorreu às 12h, com a elaboração de um documento conjunto com as diretrizes fundamentais para o seu funcionamento.

A reunião contou com a presença da Coordenadora de Relações Internacionais, Profa. Eliane Segati Rios Registro, a Diretora de Acompanhamento Acadêmico, Profa. Ana Paula Belomo Castanho, ambas representando a UENP. Ainda, com os representantes das Relações Internacionais e Pró-Reitores de Graduação das Universidade Municipais e Estaduais afiliadas à ABRUEM.

Lido 1653 vezes Última modificação em Segunda, 20 Julho 2015 10:57