O projeto do Programa de Mobilidade Internacional da UENP busca tornar a Universidade busca mais internacionalizada, conectada e reconhecida globalmente, equilibrando mobilidade acadêmica de entrada (incoming) e saída (outgoing), e criando impactos duradouros no ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária.
Nas últimas décadas, a internacionalização do ensino superior vem se robustecendo de forma significativa a fim de se alinhar às constantes transformações as quais as sociedades contemporâneas experienciam (Knight, 2004, 2008). Nessa seara, entende-se que as instituições de ensino superior precisam incorporar uma dimensão internacional às suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão para garantirem existência, agência e protagonismo em um mundo cada vez mais globalizado, que, por sua vez, implica fundamentalmente a interligação de nações.
Desse modo, a mobilidade em suas diferentes faces (física e virtual) torna-se ação imperiosa no processo de desenvolvimento de uma comunidade acadêmica. Diante disso, este projeto institucional, em âmbito da gestão universitária, visa oferecer bolsas institucionais para mobilidade acadêmica, em diferentes categorias. Complementarmente, cabe pontuar que o projeto visa englobar toda a comunidade, o que implica os níveis de graduação e pós-graduação, bem como docentes, discentes, agentes universitários e setores de gestão.
- Objetivo Geral
- O objetivo geral deste projeto é potencializar o processo de internacionalização da UENP através do fomento da mobilidade acadêmica.
- Objetivos Específicos
-
Atrair docentes, pesquisadores, discentes e técnicos-administrativos estrangeiros para a UENP.
-
Promover a visibilidade internacional da universidade, permitindo que sua comunidade acadêmica atue em ensino, pesquisa, extensão e gestão no exterior.
-
Equilibrar a mobilidade de entrada e saída, contemplando diferentes categorias (docentes, discentes, agentes universitários e gestores).
-
Fortalecer a internacionalização interna (at home), com ações como currículos internacionais, cursos, palestras, eventos e disciplinas resultantes da experiência de mobilidade.
-
Concretizar parcerias com universidades estrangeiras já conveniadas à UENP, ampliando a cooperação acadêmica.
- Justificativas
-
O projeto fortalece a qualidade do ensino, amplia a estrutura universitária e contribui para o desenvolvimento local, regional e nacional.
-
Atende à necessidade de a UENP construir uma política institucional de internacionalização.
-
Viabiliza ações concretas aproveitando os acordos já existentes com universidades parceiras.
- Metodologia
A proposição, inicialmente, compreende um período de 2 anos, com implantação de bolsas semestralmente. Há 8 categorias de bolsas, a saber:
a) Bolsas para Envio da Comunidade Acadêmica UENP ao Exterior:
- * Bolsa mensal para universidades da América Latina e Caribe;
- * Bolsa mensal para universidades de outros países, exceto América Latina e Caribe;
- * Bolsa única para universidades da América Latina e Caribe;
- * Bolsa única para universidades de outros países, exceto América Latina e Caribe;
b) Bolsas para Recebimento da Comunidade Internacional na UENP:
- * Bolsa mensal para universidades da América Latina e Caribe;
- * Bolsa mensal para universidades de outros países, exceto América Latina e Caribe;
- * Bolsa única para universidades da América Latina e Caribe;
- * Bolsa única para universidades de outros países, exceto América Latina e Caribe
As bolsas supracitadas caracterizam-se como um tipo de bolsa-auxílio, portanto, serão utilizadas para complementar, primordialmente, o custeio de deslocamento entre os países envolvidos, moradia e alimentação.
Explica-se que as bolsas mensais, por um prazo máximo de 5 (cinco) meses, são projetadas para mobilidade regular de um semestre. Nesse tipo de mobilidade, são comuns atividades como disciplinas (graduação e pós-graduação), cursos de longa duração, treinamentos, desenvolvimento parcial de projetos de ensino, pesquisa, extensão e gestão entre outras. Por outro lado, a bolsa única, por um prazo máximo de 10 (dez) dias, foi desenhada para cobrir mobilidade de curta duração para visitas/missões técnicas, cursos de curta duração e outros.
- Relevância do Projeto
Por fim, explicita-se a relevância do projeto, pois o mesmo será capaz de: contribuir para a profissionalização do corpo técnico-administrativo; estimular maior engajamento da comunidade acadêmica com a internacionalização; e fortalecer a imagem da UENP como universidade de excelência, ampliando parcerias e oportunidades globais.