A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), criada em 1991, é uma das mais importantes entidades do Ensino Superior Brasileiro e da América Latina. Atuando diretamente em 22 Estados do Brasil, por meio de suas 47 universidades associadas, a Abruem busca aprofundar permanentemente as discussões de temas prioritários para a agenda do Ensino Superior, sempre almejando a harmonia entre Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização.

Entidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos, a Abruem atende milhares de alunos, em todos os níveis do Ensino Superior nas modalidades presencial, semi-presencial e a distância. Com assento em diversos conselhos e órgãos consultivos estaduais e federais, a Associação tem na interiorização do ensino universitário como uma de suas principais bandeiras, em decorrência da enorme capilaridade dos campi universitários, campi avançados, extensões, polos de Educação a Distância (EaD) e outras estruturas mantidas pelas afiliadas.

A Abruem igualmente é defensora da causa da internacionalização, promovendo anualmente diversas ações que envolvem missões ao exterior, acordos de cooperação, encontros diplomáticos e muito mais. Ao adotar tais estratégias, a Abruem justifica plenamente sua razão de existir, sempre em favor da sociedade, em especial das regiões mais carentes e junto às camadas da população que mais necessitam de apoio do sistema estadual e municipal de Educação Superior.

Acesse o site da Associação.

 

O Programa de Intercâmbio Acadêmico Latino-americano (PILA) tem sua origem nos programas de intercâmbio de estudantes bilaterais que existiam entre a Asociación Nacional de Universidades e Instituciones de Educación Superior (ANUIES) do México, a Asociación Colombiana de Universidades (ASCUN) da Colômbia, e o Consejo Interuniversitario Nacional (CIN) da Argentina, as quais decidiram formar uma aliança estratégica através deste Programa.

Posteriormente, em março de 2021, houve a adesão da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) - da qual a UENP é associada, do Consejo de Rectores de las Universidades Chilenas, do Consejo Nacional de Universidades (CNU) da Nicarágua, do Ministerio de Educación Superior de la República de Cuba (MES), da Universidad de la República do Uruguai, e da Asociación de Universidades Públicas del Paraguay (AUPP). Atualmente, é um consórcio de 9 países da América Latina e do Caribe, e 255 instituições educativas.

O Programa PILA entrou em funcionamento a partir do segundo semestre do ano de 2018, quando ocorreu a primeira mobilidade no marco do Programa. Este tem o objetivo de promover o intercâmbio de estudantes de cursos de graduação e pós-graduação, assim como de acadêmicos, pesquisadores e gestores das universidades e instituições de educação superior participantes, com o fim de enriquecer sua formação acadêmica, profissional e integral, assim como promover a internacionalização da educação superior e fortalecer laços de cooperação.

Em agosto de 2020, o Programa PILA abriu uma nova modalidade de participação para incorporar os intercâmbios virtuais entre as universidades participantes denominada PILAVirtual.

Acesse o site aqui.