UENP participa do III Congresso Internacional de Ensino (CONIEN)

Escrito por  Coordenadoria de Relações Internacionais Segunda, 16 Setembro 2024 10:45

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou, em colaboração com a Universidade do Minho (UMinho), a 3ª edição do CONIEN - Congresso Internacional de Ensino, entre os dias 4 e 6 de setembro de 2024, na UMinho, campus de Gualtar, em Braga, Portugal.

O CONIEN é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da UENP, responsável pelos cursos de mestrado e doutorado profissionais na área de Ensino. As edições anteriores ocorreram em 2017 e 2019 no campus da UENP em Cornélio Procópio (Paraná, Brasil), em colaboração com o Instituto de Educação da UMinho. Neste ano, a UENP e a UMinho se uniram novamente para promover mais uma edição do evento, marcando a primeira vez que ele foi realizado fora do Brasil.

O evento, voltado para pesquisadores, professores e toda a comunidade acadêmica, teve formato de execução híbrido, sendo dedicado à discussão, análise e divulgação de pesquisas sobre ensino. Com o objetivo de promover a interação entre a academia e o contexto profissional da docência, abordando as necessidades didático-pedagógicas em constante transformação, visando contribuir para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem em diversos níveis educacionais, através da troca de experiências em ensino, pesquisa e extensão.

O congresso foi estruturado em torno de cinco eixos que fundamentam a temática “Pesquisas na Área de Ensino – impactos, cooperações e visibilidade”, com o propósito de destacar a riqueza e diversidade das investigações que promovem parcerias entre o universo acadêmico e a prática escolar/universitária, evidenciando resultados positivos que devem ser reconhecidos, revisados e replicados.

A comunidade acadêmica da UENP esteve presente com uma extensa delegação de docentes, entre eles o coordenador de Relações Internacionais da UENP, Fábio Henrique Rosa Senefonte, que comentou sobre sua participação no evento: “O III CONIEN marcou um importante avanço na consolidação da parceria, de longa data, existente entre a Universidade do Minho e UENP. Além do evento em si, que já é fruto do acordo de cooperação, foi lançado um e-book que historia inúmeras ações de internacionalização desenvolvidas entre as duas instituições ao longo dos anos. Por fim, o III CONIEN contribuiu para o planejamento de mais ações que estreitarão ainda mais os laços interinstitucionais, como a dupla titulação, por exemplo. Dessa forma, todas as ações envolvidas no evento contribuem grandemente para o processo de internacionalização da UENP”.