Participação no Encontro da Rede Zicosur Universitário e 2º SIZU - seminário internacional da rede

Escrito por  Coordenadoria de Relações Internacionais Segunda, 16 Outubro 2023 13:48

Entre os dias 4 e 6 de outubro, o vice-reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Ricardo Aparecido Campos, e o coordenador de Relações Internacionais (CRI), Fábio Henrique Rosa Senefonte, participaram do Encontro da Rede Zicosur (Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul) Universitário, que aconteceu na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande.

O coordenador do CRI falou sobre a importância do Encontro. “O evento tem promovido muitas discussões e possíveis encaminhamentos práticos para o fortalecimento das relações entre as universidades da Rede Zicosur, da qual a UENP faz parte e, com isso, mais atividades de internacionalização poderão ser desenvolvidas em toda a rede”, disse Fábio.

Na quarta-feira, eles participaram da 9ª Assembleia de Assessores Internacionais, com a presença de representantes de relações internacionais das universidades que fazem parte do grupo. Já no dia 5, aconteceu o II Seminário Internacional Zicosur Universitário e a Conferência de Internacionalização, com palestras e apresentações de trabalhos sobre boas práticas de extensão.

Representando a UENP, foram selecionados para participar do evento, a professora Tatiane Angélica Phelipini Borges, que apresentou o projeto de extensão “Música como Promotora de Cuidado Humanizado aos Usuários e Profissionais de Saúde em Ambiente Estressor”, a professora Carolina Fordellone Rosa Cruz, apresentando "Extensão Universitária: Promovendo o Aleitamento Materno Através de Consulta de Enfermagem Especializada Visando Boas Práticas de Amamentação", e o discente de Fisioterapia Igor Calixto, com o projeto "Pet-Saúde Gestão e Assistência: Estratégias de Educação Permanente, Promoção da Saúde e Prevenção de Agravos na Atenção Primária à Saúde de Jacarezinho".

“Pudemos conhecer outros projetos e relatos de experiências desenvolvidos em outras universidades e outros países, é uma oportunidade maravilhosa para trocas de conhecimentos. Também tivemos contato com professores atuantes de diversas áreas. As parcerias e mobilidades nacionais e internacionais fortalecem a rede de ensino, pesquisa e extensão das universidades promovendo um ensino de melhor qualidade. Assim, a comunidade acadêmica adquire mais experiências e maturidade, tornando-se cada vez mais motivada em aprender e produzir”, destacou a professora Carolina Fordellone.

No dia 06 de outubro, ocorreu a 34ª Plenária de Reitores da Rede, oportunidade em que reitores e vice-reitores encontram-se para discutir potenciais parcerias e atividades em rede e analisar os resultados alcançados. Durante o evento, a UENP firmou parceria com a Universidad Nacional de Canindeyú (UNICAN), do Paraguai.