Prorrogação dos Editais de Ações de Internacionalização

Escrito por  Coordenadoria de Relações Internacionais Terça, 01 Agosto 2023 13:32

A Coordenadoria de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Norte do Paraná prorrogou o prazo de inscrição para mobilidade acadêmica internacional de alunos da graduação e pós-graduação, além de incentivos de condução de disciplina em língua estrangeira e apoio técnico discente, até o dia 11 de agosto.

As inscrições devem ser realizadas online, por meio dos formulários de inscrição disponibilizados pelo Edital 063/2023 - CRI, que retifica algumas informações dos editais originais das chamadas, e que pode ser acessado AQUI. Os demais editais, com as chamadas individualizadas em seus respectivos requerimentos e benefícios, pode ser acessado pela seção de editais do site da CRI

Para os discentes de graduação, a bolsa técnica inclui valor mensal de R$4.500,00 por quatro meses para mobilidade internacional em universidade parceira da UENP. A relação das universidades parceiras pode ser consultada aqui: http://cri.uenp.edu.br/index.php/convenios-programas/convenios-internacionais

Já a bolsa técnica para alunos da pós-graduação contempla o valor mensal de R$6.864,00 por três meses em países da Europa ou América do Norte.

A concessão das bolsas é resultado de ação conjunta entre a CRI, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI) e Fundação Araucária (FA). O processo de seleção é desenvolvido em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPG) da UENP.

Já para a condução de disciplina estrangeira, o edital é aberto a docentes CRES ou efetivos da UENP. Cada bolsa técnica inclui o valor mensal de R$ 550,00 por 2 (dois) meses para condução de componente curricular em língua estrangeira (espanhol ou inglês). O docente que ministrará o componente curricular em língua estrangeira terá apoio linguístico de um bolsista técnico. A carga horária mínima para a proposta de curso ou disciplina é de 15h (um crédito).

O proponente deverá implementar o plano de trabalho em um dos seguintes casos: a) disciplina em língua estrangeira em cursos de graduação e/ou pós-graduação, em período não contemplado em sua carga horária semanal em disciplinas, caracterizando-se como atividade extracurricular; b) disciplina em língua estrangeira na modalidade de intercâmbio virtual/COIL (Collaborative Online International Learning) com a parceria de docente e estudantes de universidades estrangeiras; c) Cursos de extensão.

Quanto ao apoio técnico discente para auxílio na condução de disciplinas em língua estrangeira, o edital é aberto a discentes de graduação ou pós-graduação de qualquer curso da UENP, e inclui o valor mensal de R$ 550,00, por 2 meses.