Coordenadora de Relações Internacionais da UENP, Profa. Dra. Eliane Segati, participa de missão internacional em Múrcia - Espanha

Escrito por  Coordenadoria de Relações Internacionais Terça, 17 Maio 2022 06:33

A Coordenadora de Relações internacionais da UENP, profa. Dra. Eliane Segati Rios, participou, entre os dias 28 de abril de 06 de maio de 2022, de uma Missão Internacional para a Universidade de Múrcia – UMU,  na Espanha. Integraram a delegação a Reitora da UENP, profa. Fátima Aparecida da Cruz Padoan, a Coordenadora de Relações Internacionais, o Diretor do CCSA-CJ, Prof. Dr. Luiz Fernando Kazmierczak, e o coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciência Jurídica (PPGCJ), prof. Dr. Fernando de Brito Alves.

As colaborações entre a UENP e a UMU ocorrem há mais de dez anos e, atualmente as duas instituições possuem acordos de dupla graduação e cotutela de teses de doutorado, nos dois casos oferecendo dupla titulação (no Brasil e na Espanha) aos seus participantes. Na área do direito ainda foram oferecidas pela UMU bolsas ILA para alunos de graduação e bolsas Eramus+ para estudantes, professores e agentes universitários das duas instituições, para a realização de intercâmbios.

A visita técnica teve uma agenda comum da delegação que ocorreu na Reitoria e no Campus das Mercês, que consistiu na recepção pelo reitor da UMU, Prof. Dr. José Luján, e nas boas vindas institucionais oferecidas pelo Dr. Pascual Cantos, Vicerrector de Internacionalización da UMU, e pela Profa. Dr. Francisca Ferrando, Diretora da Faculdade de Direito. Depois a delegação brasileira passou a trabalhar de forma setorizada.

Agenda Profa. Dra. Eliane Segati Rios

A Coordenadora de Relações internacionais participou de uma semana intensa de capacitação profissional em gestão da internacionalização com recursos do programa Eramus+, da União Européia. A professora Eliane foi contemplada com a bolsa Erasmus+, na categoria administrativa, para qualificação da gestão internacional. Para tanto, ao longo do período da missão, esteve reunida com a equipe de internacionalização da UM, para o fortalecimento da gestão e implementação de ações conjuntas com vistas a novas parcerias.

No dia 4 de maio, a Profa. Dra Eliane esteve presente nas conferências realizadas pela UMU, que tinham como objetivo a apresentação do estado da arte da sua internacionalização, como exposições sobre programas de mobilidade da Universidade de Murcia, incluindo os com a América Latina, e uma reunião de trabalho de colaboração conjunta entre a UMU e a UENP.

Os dias 5 e 6 de maio contaram com diversas reuniões de apresentação pelos técnicos de cooperação internacional da UMU dos projetos de cooperação internacional, por Eva Sánchez, UMU Global, por Ascensión Ruiz, Programa Erasmus+ Mobilidade com terceiros paises (KA107/171), por Lucilia Fonseca, Campus Mare Nostrum de Excelência Internacional, por Maria del Carmen Buendía, e Creating partnerships: tips for successful collaborations, por Roberto de Gea.

Para a Profa. Dra. Eliane Segati Rios, Coordenadora de Relações Internacionais,  “a missão superou todas as expectativas. Além de oportunizar a capacitação para a qualificação da gestão internacional por meio das experiências de sucesso da Universidade de Múrcia, bem como pelo conhecimento de sua plataforma de gestão de projetos, houve o diálogo com representantes de outras áreas de conhecimento, para que possamos expandir as nossas parcerias para além da Direito. O caminho trilhado pela Direito abriu as portas para o reconhecimento e a relevância de nossa universidade no contexto internacional”, ressalta.

Lido 3997 vezes Última modificação em Sexta, 31 Março 2023 12:14