Reitora e Coordenadora de Relações Internacionais da UENP participam da Western Parana International Week em Foz do Iguaçu Destaque

Escrito por  Coordenadoria de Relações Internacionais Terça, 24 Outubro 2017 10:00

A Reitora, Profa. Fátima Aparecida da Cruz Padoan e a Coordenadora de Relações Internacionais da UENP, Profa Dra Eliane Segati Rios Registro, estiveram presentes nos dias 04 e 05 de outubro na Western Parana International Week realizada em Foz do Iguaçu-PR pela UNIOESTE. O evento reuniu 100 Reitores, Vice-Reitores, Pró-Reitores, Assessores de Relações Internacionais e outros representantes de 44 instituições da Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Brasil, a fim de debater políticas e estratégias de internacionalização.

A programação teve início com o Prof. Leandro R. Tessler, ex-presidente da FAUBAI, com o Fórum da Regional Sul da Associação Brasileira de Educação Internacional – FAUBAI, no qual foram debatidos os desafios e perspectivas para a implantação de estratégias de planejamento e execução de boas práticas relacionadas à internacionalização universitária em sua forma mais abrangente.

Ainda no primeiro dia foi realizada a Reunião dos Assessores de Internacionalização das Universidades Estaduais do Paraná liderada pela Profa Dra Eliane Segati Rios Registro, Coordenadora da Câmara de Internacionalização da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público – APIESP, oportunidade em que foram discutidas questões a respeito da apreciação da proposta de funcionamento da Câmara Técnica de Internacionalização, da parceria ABRUEM/APIESP/FA e Conselho Britânico, do Programa Paraná fala Idiomas, do Programa Idiomas sem Fronteiras, da parceria com o consulado dos Estados Unidos, do COIL e dos desafios e demandas da Rede Zicosur.

No dia 05 foi realizada a VI edição do Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior (SIIES), ocasião na qual nove representantes dos Escritórios Internacionais das Universidades do Estado do Paraná, incluindo a Coordenadora de Relações Internacionais da UENP, expressaram suas estratégias, indicadores e ações de internacionalização. Nesse mesmo dia aconteceu o I Encontro do Grupo de Assessores Internacionais da Rede ZICOSUR Universitária, onde foi abordada a pauta para a II Plenária de Reitores de 2017 da Rede ZICOSUR Universitária, que se realizou no dia seguinte, e aberto espaço para articular um novo modelo de mobilidade, que deverá facilitar a integração entre as Instituições de Ensino Superior que compõe a associação.

Para a Reitora, Profa. Fátima Aparecida da Cruz Padoan, e para a Coordenadora de Relações Internacionais, Profa. Dra. Eliane Segati Rios Registro, os eventos propiciaram momentos de diálogo e fortalecimento da representação da UENP no cenário internacional.

Lido 2229 vezes Última modificação em Terça, 24 Outubro 2017 10:04