Paraná Fala Inglês começa segundo semestre com desempenho positivo Destaque

Escrito por  Coordenadoria de Relações Internacionais Segunda, 25 Setembro 2017 09:56

Na quinta-feira (14/09), o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), João Carlos Gomes, recebeu os coordenadores do Programa Paraná Fala Inglês (PFI), vinculado ao Programa Paraná Fala Línguas. O objetivo era avaliar o desempenho do projeto, neste ano, e debater ações futuras. O Governo do Estado investiu, por meio da Unidade Gestora Fundo Paraná, cerca de R$ 3 milhões no programa.

O secretário reforçou o interesse para que se tenha uma continuidade do programa. “Temos que concentrar nossas forças para fortalecer o programa, desta forma, conquistando a confiança da comunidade universitária na adesão ao curso de línguas, que por sua vez, resulta no avanço no processo de internacionalização das universidades, na qualidade de ensino e na diminuição de barreiras do conhecimento”, ressalta.

Os coordenadores destacaram os ótimos resultados no início do segundo semestre. Nas sete instituições estaduais, foram cerca de 3 mil interessados nos cursos de língua inglesa. A maioria das inscrições, após o teste de nivelamento, foram nos níveis básico e pré-intermediário.

Para a coordenadora geral do Programa, Eliane Segati Rios Registro, os resultados positivos são frutos do empenho de toda a equipe. “Os professores trabalharam arduamente na divulgação e no amadurecimento do projeto, com isso tivemos um preenchimento total de vagas e o aumento da procura”.

O projeto tem como principal objetivo apoiar o processo de internacionalização das instituições do ensino superior do Paraná. Com o aprimoramento da comunicação científica e acadêmica em língua estrangeira, os cursos de graduação e pós-graduação diminuem as fronteiras do conhecimento.