Paraná e Quebec reforçam parceria com foco no ensino de idiomas

Escrito por  Coordenadoria de Relações Internacionais Sexta, 25 Agosto 2017 11:57

O governador Beto Richa se reuniu nesta quinta-feira (24) em Montreal, no Canadá, com a ministra de Relações Internacionais e Francofonia da província de Quebec, Christine St-Pierre. No encontro, Richa ratificou o acordo geral de cooperação com a região. A proposta visa estabelecer parcerias na área do audiovisual e no ensino de língua francesa no Paraná. O cônsul-geral do Brasil na cidade, embaixador Rubens Gama, acompanhou o encontro.

O foco é no programa Paraná Fala Línguas, desenvolvido Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior nas sete universidades estaduais com o objetivo de apoiar o processo de internacionalização das instituições do ensino superior do Estado. “É uma ação importante para toda a comunidade acadêmica, favorecendo professores, alunos e técnicos”, disse Richa

O programa foi iniciado em 2014 e já oferece cursos de inglês nas universidades estaduais. Com o novo acordo, a iniciativa será ampliada, com o lançamento do Paraná Fala Francês, que terá o apoio do Instituto Languages Canadá. Em setembro, representantes dos dois governos vão estabelecer o plano de trabalho das ações que serão desenvolvidas na área do francês.

O Paraná já mantém uma parceria com dois organismos canadenses ligados ao estudo de idiomas. Um deles é o Instituto Languages, uma associação do setor de educação linguística do Canadá que representa dois idiomas oficiais do País (francês e inglês). O outro é o Smart English, ligado ao Departamento Pedagógico da Canadian College of English Language.

A Smart English, responsável por soluções tecnológicas para o ensino de inglês, que está presente em 40 países, desenvolveu o sistema para as aulas de inglês da segunda etapa do programa realizado no Paraná, que iniciou nesta semana e será exclusivamente online.

Até agora, as sete universidades paranaenses receberam nove turmas cada do programa Paraná Fala Línguas. Na primeira etapa, os cursos tiveram duração de 22 meses e disponibilizaram 25 vagas para docentes e alunos da graduação e pós-graduação e para os agentes universitários, em cada turma. A segunda etapa, que começa nesta semana, disponbiliza o mesmo número de vagas por turmas.

Mais informações: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=95189&tit=Parana-e-Quebec-reforcam-parceria-com-foco-no-ensino-de-idiomas

Lido 1629 vezes Última modificação em Sexta, 25 Agosto 2017 12:02