Apresentação:

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), por meio da Coordenadoria de Relações Internacionais (CRI), desenvolve o projeto Teletandem, que promove o aprendizado de línguas estrangeiras de forma autônoma e propicia um contexto de uso real do idioma. Tais ações são desenvolvidas desde 2018, via Centro Internacional de Idiomas (CII).

O Teletandem é um contexto de aprendizagem e ensino de línguas, um intercâmbio linguístico virtual que conecta estudantes de línguas estrangeiras da comunidade interna e externa da UENP com estudantes de língua portuguesa de universidades estrangeiras. Citamos a parceria entre a UENP e Tufts University - USA, em que alunos se ajudam mutuamente a praticar a língua um do outro. O Teletandem é aberto a todos de forma remota e gratuita mediante inscrição no período de oferta. Atualmente, 203 alunos realizaram o intercâmbio linguístico virtual pelo programa, essa prática possibilitou o desenvolvimento de alunos de forma colaborativa, orientada pelos princípios da autonomia, separação de línguas e reciprocidade. Além disso, o programa conta com apoio pedagógico de professores/tutores do CII, que ajudam a refletir sobre o processo de aprendizagem. Sendo assim, o Teletandem não é uma aula particular de língua estrangeira ou um bate papo informal com um amigo estrangeiro; ao contrário, ele é uma colaboração virtual em um contexto global equilibrado em que os parceiros assumem papéis de poder.

Equipe Teletandem

William Messias Pereira Secco - Mediador Teletandem

Fernanda Tamarozi de Oliveira - Mediadora Teletandem

Danielly Bruna Pereira Ribeiro - Apoio pedagógico

Relatos

Viviane

Aline

Henrique

Ana Machado

PERGUNTA: Existe certificação ao final?

RESPOSTA: Se o aluno alcançar as presenças (interações e mediações) necessárias e realizar a atividade avaliativa final, sim. 15 horas por todas as atividades.

PERGUNTA: O Teletandem são aulas?

RESPOSTA: É um ambiente alternativo de aprendizagem de línguas, os estudantes, participantes são combinados com estudantes de língua portuguesa de uma universidade estrangeira em que conversam e interagem em duplas aprendendo e ensinando através da experiência de intercâmbio linguístico virtual colaborativo.

PERGUNTA: As aulas/Interações são presenciais?

RESPOSTA: Remota

PERGUNTA: Posso desistir do curso?

RESPOSTA: Sim, mas antes é necessário conversar com o mediador e explicar o motivo.

PERGUNTA: Caso eu falte em uma interação? O que eu faço?

RESPOSTA: Precisa avisar o mediador previamente para encontrar uma data em comum com o seu parceir@ para substituírem a data anterior.

PERGUNTA: Eu vou ensinar o meu parceir@ a falar o meu idioma?

RESPOSTA: Os objetivos das interações em Teletandem acontecem através dos princípios em autonomia, reciprocidade e igualdade. Há a possibilidade de compartilhar seus conhecimentos sobre a língua que é fluente, esclarecer eventuais dúvidas, compartilhar informações sobre expressões culturais, gírias, perspectivas particulares.

PERGUNTA: Eu vou conversar sobre qual assunto com o meu parceir@?

RESPOSTA: Os temas são livres durante as interações. Por meio das mediações são indicados alguns temas para serem discutidos e debatidos, de acordo com os relatos dos diários de interação.

PERGUNTA: O que são os diários de interação?

RESPOSTA: São os formulários que os participantes preenchem ao final de cada interação e compartilham como foi o encontro virtual, temas discutidos, dúvidas e outras informações.

PERGUNTA: Eu preciso falar em inglês?

RESPOSTA: As interações são feitas em uso igual de tempo (por exemplo: 20 minutos falando apenas em português e 20 minutos falando em inglês). É necessário compreender pedidos, como elaborar perguntas e apresentar informações em língua inglesa