Maria Aparecida da Cruz - Discente Outbound - Kentucky University (EUA)

Escrito por  Coordenadoria de Relações Internacionais Quinta, 11 Junho 2015 12:56

Nome: Maria Aparecida da Cruz

Curso: Agronomia

Destino: EUA

Universidade de destino: Kentucky University

Período: 08/2013 a 12/2014

Tipo de Mobilidade: Ciência sem Fronteiras – Graduação Sanduíche.

Eu realizei um intercâmbio de 1 ano e 4 meses na Universidade de Kentucky localizada na cidade de Lexington no estado de Kentucky - Estados Unidos, dos quais 8 meses eu passei estudando a língua inglesa e outros 6 meses na graduação em minha área de estudo que é agronomia.

Em minha experiência de intercâmbio eu tive a oportunidade de adquirir conhecimento não só em termos educacionais mas também culturais. No início eu tive dificuldades de comunicação devido à falta de domínio do idioma porém com o contato direto com os americanos e com o auxílio de ótimos professores logo nos 2 primeiros meses de estudo da língua inglesa eu adquiri boa capacidade de comunicação.  Com 6 meses de estudo da língua inglesa após o término do meu terceiro nível de inglês eu adquiri a nota necessária no exame de proficiência para ingressar na universidade, porém como o semestre letivo já estava em curso em fiz mais um nível do inglês até a abertura do próximo semestre.

Durante a graduação eu não tive problemas com a língua, e tive a oportunidade de realizar um estágio voluntário o qual contribuiu muito para a melhora do meu vocabulário acadêmico pois eu convivia apenas com americanos, os quais sempre foram muito prestativos e me ensinaram muito. Eles me inseriram em sua cultura, dentro e fora do contexto acadêmico, em um senário mais familiar, com a realização de jantares e confraternizações entre amigos e família. Além disso, eu também participei da igreja e encontros diversos promovidos pela universidade, nos quais eu tinha contato direto não só com a cultura americana como também outras culturas, como árabe, chinesa, tailandesa, dentre outras. Durante parte das férias e feriados eu tive a oportunidade de fazer viagens, conhecendo diferentes lugares e pessoas de diferentes lugares do mundo.

O meu conselho para os colegas que gostariam de fazer um intercâmbio é que vocês fiquem atentos aos editais e documentação exigida e estudem a língua do país de destino pois é exigida uma determinada nota no exame de proficiência, a qual varia conforme o edital. E que uma vez em outro país, confraternizem com o povo nativo, não só dentro da universidade mas também se envolvendo com igrejas, trabalhos voluntários e grupos de estudos, porque esta é a melhor maneira de adquirir conhecimento tanto na língua quanto na cultura.

E claro, aproveitem muito porque esta é uma experiência incrível em todos os sentidos e você só tem a ganhar, sempre lembrando que você estará lá representando o seu país. Com certeza, isto será um diferencial para sua carreira, e modificará a sua maneira de pensar e ver as coisas acrescentando muito à sua vida.

Última modificação em Quarta, 13 Setembro 2017 12:01