Estudante da UENP retorna de intercâmbio na Austrália

Escrito por  Coordenadoria de Relações Internacionais Quinta, 24 Setembro 2015 16:22

O acadêmico Luís Felipe Cândido Marques, 22, estudante do 4º ano de Sistemas de Informação, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Luiz Meneghel – de Bandeirantes, voltou, no último mês, de intercâmbio realizado na Austrália. Ele esteve fora do Brasil desde março de 2014 e, durante esse período, estudou na Monash University, uma das maiores universidades do mundo, que possui vínculo com o projeto “Ciências sem fronteiras”, na modalidade de graduação sanduíche.

Durante sua estadia na Austrália, Luís estudou por dois semestres as disciplinas obrigatórias do seu curso em tempo integral, tendo 15 semanas dedicadas ao inglês e três meses de estágio de verão, realizado no Hospital do Câncer de Melbourne, onde gerenciava as contas de usuários e detectava problemas no departamento de tecnologias de informação do hospital.

Luís, que é natural de Santo Antônio da Platina e ficou pela primeira vez longe de casa, comentou sobre a estrutura da universidade que o acolheu e a importância do intercâmbio para a sua formação humana e acadêmica. “A universidade possui uma estrutura perfeita, dispõe de recursos tecnológicos de última geração e um ambiente de estudo agradável e motivador. Os professores são qualificados e atenciosos”, disse.

“O intercâmbio proporciona não só o aprendizado em uma universidade estrangeira, mas também um enorme crescimento pessoal, ajudando a ser mais proativo, a buscar mais para si mesmo sem esperar dos outros, além de se tornar mais independente e autossuficiente. A soma de diferentes culturas, gêneros e costumes acrescentaram-me muito e torna essa experiência diferenciada e única na vida de qualquer estudante”, reiterou.

Ele partilhou ainda que seu maior desafio, nesse processo, foi o de aprender uma língua estrangeira em tão pouco tempo. Sua rotina, destacou, foi muito intensa, devido ao tempo de estudo que a Universidade exigia fora da sala de aula. Ainda que boa parte de seu tempo fosse dedicado aos estudos, Luis também teve oportunidade de conhecer outros países como o Emirados Árabes, a Indonésia, a Nova Zelândia, Filipinas, Brunei, Japão, Malásia, Vietnã, Camboja e Tailândia.

Segundo a Coordenadora de Relações Internacionais da UENP, Eliane Segatti Rios Registro, “Luís Felipe, como muitos outros estudantes, representa o poder de alcance do conhecimento, a força de interação da universidade, bem como a sua dinamicidade e o seu comprometimento em formar profissionais qualificados e experientes”, disse.

Ciências sem fronteiras

O Ciência sem Fronteiras é um programa do Governo Federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.