Lucas Breda Magalhães - Universidade de Coimbra/Portugal

Escrito por  Coordenadoria de Relações Internacionais Quarta, 03 Março 2021 16:34

Nome: Lucas Breda Magalhães. Curso: Português/Inglês - UENP/CCP. Origem: Universidade Estadual do Norte do Paraná-UENP. Destino: Universidade de Coimbra- Portugal. Período: Novembro de 2019 a Maio de 2020. Tipo de Mobilidade: Programa Santander - Bolsas Íbero-americanas.

"O intercâmbio na graduação foi, sem sombras de dúvidas, uma oportunidade singular em minha vida, ao passo que ele representa uma conquista que assinala positivamente para o percurso formativo que tenho traçado. Ao longo de seis meses, vivenciei momentos marcantes que certamente jamais esquecerei. Cheguei em Coimbra no dia 01 de novembro de 2019 e pude vivenciar desse sentimento único que é realizar o intercâmbio para outro país. Tive a possibilidade de frequentar as disciplinas de Problemas Críticos da Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa do Modernismo ao Contemporâneo e Culturas Africanas. Por meio dessa experiência pude perceber que o curso de Letras da UENP/CCP está completamente em sintonia com os conteúdos trabalhados no curso de Português da Universidade de Coimbra, esse ponto é revigorante porque evidencia o alto nível de formação da nossa Universidade. O conhecimento adquirido na disciplina de Culturas Africanas contribuiu fortemente para o desenvolvimento de minha pesquisa de conclusão de curso, fornecendo caminho e perspectivas que com certeza se desdobrarão em projetos de mestrado e doutorado. A experiência de estudar com alunos de outras nacionalidades potencializou minha capacidade comunicativa e intrapessoal, possibilitando (re)conhecer novas possibilidades de pensamentos, adquirindo conhecimento singulares e únicos de cada uma das pessoas que tive o prazer de conhecer. Além disso,  pude ampliar minhas perspectivas culturais e de mundo, afinal, venho de um distrito com menos de mil e quinhentos habitantes, logo, sair desse espaço para conhecer novas modos de ser e estar no mundo, oportuniza compreender melhor a diversidade do mundo..."