Ramon de Oliveira - Discente Outbound - Brandon University (Canadá)

Escrito por  Coordenadoria de Relações Internacionais Quinta, 11 Junho 2015 12:52

Nome: Ramon de Oliveira

Curso: Sistemas de Informação

Destino: Canadá

Universidade de destino: Brandon University

Período: 01/2013 a 05/2014.

Tipo de Mobilidade: Ciência sem Fronteiras – Graduação Sanduíche.

Me inscrevi no Ciência sem Fronteiras no final de 2012. Tive a opção de escolher o país de destino, mas não a universidade. A universidade foi escolhida por uma instituição no exterior.

Apesar do programa exigir um bom nível de inglês antes da inscrição, tive que iniciar um curso preparatório de inglês ao chegar na universidade, o qual a maioria dos alunos estrangeiros devem cumprir. O curso me preparou para utilizar o inglês em um ambiente acadêmico, inclusive para apresentação de trabalhos. Concluí o curso com boas notas e fluência no inglês.

Durante o verão, eu e um colega brasileiro desenvolvemos um aplicativo que reproduzia o campus da universidade em 3D, onde os usuários podem visitá-lo e conseguir informações. O trabalho despertou interesse de várias pessoas dentro da instituição e foi apresentado num evento de trabalhos científicos de estudantes da universidade.

Após o fim do verão, comecei a ter aulas do curso de Ciência da Computação e obtive boas notas. Concluí meus estudos após cursar dois semestres do curso.

As universidades de países desenvolvidos são lugares multiculturais. Lá, conheci professores e alunos de várias nacionalidades diferentes. No total, haviam mais de 20 nacionalidades.

Apesar de ser considerada pequena, a universidade possuía uma estrutura muito boa, comparável às melhores universidades do Brasil. Durante o verão tive acesso a uma sala que possuía conexão de internet com velocidade 1 Gigabit, algo muito raro no Brasil.

Um dos problemas foi o clima. Durante o inverno, a temperatura permanecia abaixo de 0º C por um mês inteiro, chegando a -39 ºC com sensação térmica de -50ºC no pior dia; e a neve caía com frequência. Porém, no verão a temperatura era agradável, chegando a 30ºC algumas vezes.

A experiência no exterior foi muito importante não somente para minha qualificação profissional, mas como experiência de vida.

Última modificação em Quarta, 13 Setembro 2017 12:01