Coordenadoria da UENP participa da missão “Programa de Lideranças Internacionais”

Written by  Coordenadoria de Relações Internacionais Jueves, 03 Febrero 2022 10:04

A coordenadora de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Norte do Paraná, professora Eliane Segati Rios, participou da missão internacional “Programa de Lideranças Internacionais”, promovida pelo Departamento de Estado Americano. As reuniões foram realizadas de modo remoto e aconteceram no período de 25 de outubro a 12 de novembro de 2021.

Durante um intercâmbio virtual, os participantes reuniram-se com várias associações, incluindo a NAFSA: Associação de Educadores Superiores, o Diálogo Interamericano, e o Conselho Americano de Educação. Além disso, ligaram-se a onze faculdades e universidades de sete cidades dos Estados Unidos da América participantes. A amplitude do programa permitiu ao grupo aprender sobre mais aspectos de nicho do sistema de ensino superior dos EUA, incluindo Instituições ao Serviço das Minorias e Faculdades Comunitárias.

A missão contou com dois líderes internacionais de cada país participante, sendo Brasil, Chile, El Salvador e Peru indicados pelas respectivas Embaixadas e Consulados. O resultado final e objetivo da missão é o de construir uma rede entre as universidades participantes para avanços de parcerias com os Estados Unidos, além da colaboração entre os representantes dos países escolhidos.

Os participantes tomaram conhecimento das Instituições ao Serviço das Minorias e do seu papel no acesso às populações mal servidas da Florida International University, Charles Drew University of Medicine and Science na Califórnia, University of Central Florida e Kentucky State University, e se reuniram com representantes da Michigan State University, UCLA, Centre College em Danville, KY, e Kalamazoo College em Michigan.

Todos os encontros foram fundamentais para o fortalecimento da rede de participantes, em conjunto com as instituições americanas participantes, e permitiram que pudessem aprender e descobrir novas oportunidades de programas que são capazes não só de beneficiar o intercâmbio de alunos, mas também de professores e de colaboração internacional como um todo.

Para a coordenadora de Relações Internacionais da UENP, a missão não só oportunizou colocar a Universidade em destaque, como também a expandir os contatos com demais líderes da América Latina. “Nós fortalecemos os laços com as Organizações Diplomáticas, Associações e Instituições Americanas. Como resultado, esperamos a formação de uma Rede Internacional entre os participantes, com o apoio da Embaixada, Consulado e Departamento de Estado Americano, para o desenvolvimento de projetos e programas de colaboração internacional”, disse Eliane Segati.