UENP firma convênio de parceria com universidade do Chile

Written by  Coordenadoria de Relações Internacionais Martes, 01 Octubre 2019 09:31

A Universidade Estadual do Norte do Paraná e a Universidade Academia de Humanismo Cristiano (UAHC) firmaram um importante acordo que fortalece a docência na graduação e pós-graduação na área de geografia, e que, no futuro, também poderá estender-se aos cursos de Pedagogia de ambas as partes interessadas. A assinatura do convênio, que estipula a realização de intercâmbio entre docentes e estudantes de ambas as universidades, foi realizada com na presença das máximas autoridades de cada parte: Fátima Aparecida da Cruz Padoan, reitoria da UENP, Eliane Segati Rios Registro, coordenadora de relações internacionais da UENP, juntamente ao reitor da UAHC, ÁLvaro Ramis, o vice-reitor acadêmico Fabián González e a vice-reitoria de desenvolvimento institucional, Macarena Barahona.

A atividade serviu, também, para comparar os programas acadêmicos e projetos formativos destas instituições que contam com vários meios de comunicação. A respeito disso, o reitor Ramis destacou que a assinatura desse convênio é resultado de uma disposição de colaboração muito boa. “A Universidade Estadual do Norte do Paraná é uma universidade inovadora que está realizando projetos de muito impacto social na região onde está localizada e contribui muito bem ao projeto educativo da UAHC, dado o perfil social que ambas as instituições possuem. Além disso, este acordo chega em momentos em que se está promovendo muito fortemente a internacionalização da universidade", apontou. "Temos muito interesse em conhecer experiências que contribuam a melhor a nossa docência, e sabemos que geografia é um ramo interessante para nós pois tem sido muito bem desenvolvido", adicionou.

Por outro lado, a reitoria da universidade da UENP, valorizou este convênio como uma possibilidade de estender uma relação maior e mais afetiva com o Chile. "Isto vai permitir um intercâmbio com estudantes da nossa universidade. Também temos expectativas quanto a nossos programas e trabalhos e este intercâmbio de estudantes e professores nos traz algo muito positivo", afirmou. Finalmente, a academia indicou que espera implementar essa convênio em um prazo curto.

Assistiram, também, ao estabelecimento do convênio, Elias Sánchez, da Unidade de Relações Interinstitucionais (DIVIM) e Melissa Villavicencio, representante da Unidade de Serviços Comunitários da UAHC. O convênio se soma a outros acordos recentemente levados a Buen Puerto com universidades da Argentina, México e Espanha.