banner pfidiomas

Coordenadora estadual participa de reunião com a Comitiva do Canadá

Escrito por  Coordenadoria de Relações Internacionais Quarta, 06 Abril 2022 13:57

Na última quarta-feira (30/03), a coordenadora estadual do Paraná Fala Idiomas (PFI), professora-doutora Eliane Segati Rios, participou de um encontro no Palácio Iguaçu- Curitiba/PR, na presença da embaixadora do Canadá no Brasil, Jennifer May, a cônsul-geral do Canadá em São Paulo, Heather Cameron, do governador Carlos Massa Ratinho Junior e do Secretário de Educação e do Esporte (Seed-PR), Renato Feder, entre outras autoridades do Estado.

Durante a reunião, os presentes avaliaram o programa Ganhando o Mundo, iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) que visa a mobilidade internacional dos alunos da educação básica.

Segundo a coordenadora estadual, o programa Paraná Fala Inglês contribuiu com a formação linguística dos 100 alunos selecionados para o Canadá, por meio do curso "Inglês a distância", curso realizado em parceria com a UVPR. Dra. Eliane ressalta, ainda que, ao destacar a oralidade, o curso explorou os costumes culturais, educacionais, políticos e sociais do país, preparando os alunos para essa incrível oportunidade de mobilidade internacional ofertada pelo governo de nosso Estado.

Quatro dos intercambistas selecionados participaram da reunião por vídeochamada. Os alunos relataram, de suas cidades canadenses, suas experiências, adaptações e aprendizagens. Ainda, suas expectativas futuras e contribuições quando do seu retorno.

Os alunos teceram comentários positivos sobre o curso preparatório que realizaram, por meio do Paraná Fala Inglês e como o curso auxiliou a preparação da viagem ao Canadá.

“Para mim, primeiramente, foi muito gratificante participar desse curso do Paraná Fala Idiomas. Todas as atividades, unidades do curso, contaram com atividades de “speaking, listening, reading” também incluiu, a parte cultural, para que não tivéssemos um choque cultural muito grande, quando chegássemos aqui no Canadá”,  relatou Gustavo Henrique de Oliveira, 16 anos, um dos alunos selecionados que está em Ontário-Canadá.

PFI-  É um Programa Estratégico da Seti, com apoio do Fundo Paraná, a fim de dar suporte às ações de internalização da internacionalização, em prol do desenvolvimento e do fortalecimento da ciência e tecnologia. Participam do Pfi as sete universidades estaduais do estado do Paraná (UEL, UEM, UEPG, Unicentro, Unioeste, UENP e Unespar).

Última modificação em Quarta, 06 Abril 2022 14:09