banner pfidiomas

A coordenadora estadual do Programa Paraná fala Idiomas, Profa. Dra. Eliane Segati Rios, reuniu-se com a equipe pedagógica selecionada para atuar no projeto "Português como Língua Adicional para Imigrantes" para dar as boas-vindas aos integrantes do projeto. Na reunião, a equipe composta por 2 coordenadores pedagógicos e 5 tutores, foram discutidas estratégias pedagógicas para o desenvolvimento do projeto que visa, além da proficiência linguística, propiciar a imersão cultural e social dos pesquisadores ucranianos e de seus dependentes. Para a coordenadora, “o projeto é de fundamental importância para que os pesquisadores possam ser integrados não somente em nossa comunidade universitária, mas…
Na última quarta-feira (30/03), a coordenadora estadual do Paraná Fala Idiomas (PFI), professora-doutora Eliane Segati Rios, participou de um encontro no Palácio Iguaçu- Curitiba/PR, na presença da embaixadora do Canadá no Brasil, Jennifer May, a cônsul-geral do Canadá em São Paulo, Heather Cameron, do governador Carlos Massa Ratinho Junior e do Secretário de Educação e do Esporte (Seed-PR), Renato Feder, entre outras autoridades do Estado. Durante a reunião, os presentes avaliaram o programa Ganhando o Mundo, iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) que visa a mobilidade internacional dos alunos da educação básica. Segundo a coordenadora…
O projeto é uma ação do Programa Paraná Fala Idiomas (Pfi), em atendimento ao Programa Paranaense de Acolhida a Cientistas Ucranianas, idealizado pela Fundação Araucária com apoio da Superintendência Geral da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Segundo a coordenadora estadual do Pfi, professora-doutora, Eliane Segati Rios, "o projeto atuará de forma estratégica no acolhimento das cientistas ucranianas, bem como de seus dependentes, quando houver, para, por meio do idioma, facilitar a inserção cultural, linguística, social e acadêmica em nosso Estado". O projeto selecionará, em nível estadual, sete (07) bolsistas da área de Letras para atuação por tempo determinado no…
O Programa Paraná Fala Idiomas e a Université du Québec à Montréal (UQAM) realizaram hoje, 08 de dezembro, o terceiro workshop para capacitação dos coordenadores e professores do Paraná Fala Francês. No workshop "Activités pour explorer la culture québécoise en classe de français", apresentado pelas professoras Annie Desaulniers e Juliane Bertrand e coordenado pelo professor Nelson Carey, foram discutidos caminhos didáticos para a abordagem das variações do francês canadense em cursos de Francês Língua Estrangeira, a partir de exemplos práticos da língua e da cultura quebequenses. O workshop teve por objetivo refletir sobre os estereótipos traçados sobre o uso da…
Nesta última quarta-feira (1/12), os membros do Comitê Gestor do Programa Paraná Fala Idiomas, reuniram-se de forma presencial na sede da Superintendência da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná (SETI), em Curitiba/PR, para tratativas relacionadas ao referido Programa. A reunião teve a presença da Coordenadora Geral do Paraná Fala Idiomas, Profª. Drª. Eliane Segati Rios (UENP), o superintendente da SETI, Prof. Dr. Aldo Nelson Bona, o coordenador da Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF), Luiz César Kawano, os respectivos coordenadores, Prof. Dr. Wagner Vonder Belinato (UEM) e Profª. Drª. Luciana Cabrini Simões Calvo (UEM). Além das questões…
Página 1 de 7