banner pfidiomas

         Com o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), bem como da Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF), o Programa tem como principal objetivo apoiar o processo de internacionalização das instituições do ensino superior do Paraná, por meio do aprimoramento das capacidades de comunicação científica e acadêmica em língua estrangeira, de modo a colocar os cursos de graduação e pós-graduação de nosso Estado em patamar compatível com os das melhores universidades nacionais e estrangeiras.

     A primeira etapa do Programa iniciou no segundo semestre de 2014 e teve duração de 22 meses envolvendo as sete universidades estaduais do Paraná (UEL, UEM, UENP, UNIOESTE, UNICENTRO, UEPG e UNESPAR). Nesta etapa, foram ofertados cursos semestrais preparatórios para o exame TOEFL iBT em nível intermediário e pós-intermediário a toda a comunidade universitária. A segunda etapa do Programa Paraná fala Inglês iniciou em junho de 2017 e parte do princípio de que é necessário ir além da preparação para os testes de proficiência para se aproximar às reais necessidades de apoio ao processo de internacionalização em todas as esferas da atividade universitária.

     Nesse sentido, serão ofertados cursos que viabilizem a utilização da língua inglesa em contexto reais, a exemplo do inglês acadêmico e inglês para fins específicos. Esses e outros cursos previstos contribuirão para potencializar as publicações em revistas de alto impacto internacional, além de preparar a comunidade acadêmica para cooperações internacionais no contexto da pesquisa, do ensino e da extensão, a partir de um cenário de diversidade linguística e cultural. Com isso, espera-se fomentar parcerias com países falantes de língua inglesa, a fim de promover ações conjuntas em prol da qualificação, do fortalecimento e da expansão do PFI, principalmente pelas parcerias firmadas com o Governo Canadense por meio da Languages Canada e Smrt English.