banner pfidiomas

Paraná Fala Idiomas lança edital de seleção para atuação no Projeto “Português como Língua Adicional", em apoio à vinda de cientistas ucranianas

Escrito por  Coordenadoria de Relações Internacionais Terça, 29 Março 2022 11:49

O projeto é uma ação do Programa Paraná Fala Idiomas (Pfi), em atendimento ao Programa Paranaense de Acolhida a Cientistas Ucranianas, idealizado pela Fundação Araucária com apoio da Superintendência Geral da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

Segundo a coordenadora estadual do Pfi, professora-doutora, Eliane Segati Rios, "o projeto atuará de forma estratégica no acolhimento das cientistas ucranianas, bem como de seus dependentes, quando houver, para, por meio do idioma, facilitar a inserção cultural, linguística, social e acadêmica em nosso Estado".

O projeto selecionará, em nível estadual,  sete (07) bolsistas da área de Letras para atuação por tempo determinado no projeto “Português como Língua Adicional para Imigrantes”, ofertado de modo remoto. A seleção contemplará dois (02) bolsistas na categoria de Orientador Pedagógico, com bolsa-auxílio, no valor de R $1.288,00 e cinco (05) bolsistas na categoria de Profissional Graduado, com bolsa de R $2.500,00.

Os interessados devem acessar os editais para consultar requisitos e demais informações.  As inscrições  serão realizadas exclusivamente por correio eletrônico, no endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até às 23h59min do dia 10 de abril de 2022.

O projeto “Português como Língua Adicional para Imigrantes” tem como objetivo implementar a oferta de ensino de português como língua adicional, como forma de apoio emergencial à inserção linguística, social e cultural das cientistas ucranianas, em atendimento ao Programa Paranaense de Acolhida a Cientistas Ucranianas. O Programa Paranaense de Acolhida a Cientistas Ucranianas, foi idealizado pela Fundação Araucária com apoio da Seti, ao oportunizar às cientistas das universidades ucranianas o acolhimento e integração nas universidades do estado do Paraná para desenvolvimento de pesquisas.

PFI-  É um Programa Estratégico da Seti, com apoio do Fundo Paraná, a fim de dar suporte às ações de internalização da internacionalização, em prol do desenvolvimento e do fortalecimento da ciência e tecnologia. Participam do Pfi as sete universidades estaduais do estado do Paraná (UEL, UEM, UEPG, Unicentro, Unioeste, UENP e Unespar).

Última modificação em Terça, 29 Março 2022 12:04