banner pfidiomas

Terceiro Workshop organizado pela Université du Québec à Montréal (UQAM) em parceria com o Paraná Fala Idiomas.

Escrito por  Coordenadoria de Relações Internacionais Quarta, 08 Dezembro 2021 15:15

O Programa Paraná Fala Idiomas e a Université du Québec à Montréal (UQAM) realizaram hoje, 08 de dezembro, o terceiro workshop para capacitação dos coordenadores e professores do Paraná Fala Francês.

No workshop "Activités pour explorer la culture québécoise en classe de français", apresentado pelas professoras Annie Desaulniers e Juliane Bertrand e coordenado pelo professor Nelson Carey, foram discutidos caminhos didáticos para a abordagem das variações do francês canadense em cursos de Francês Língua Estrangeira, a partir de exemplos práticos da língua e da cultura quebequenses. O workshop teve por objetivo refletir sobre os estereótipos traçados sobre o uso da Língua Francesa na região do Québec, abordando a realidade linguística local, bem como instigar os aprendizes do Programa Paraná Fala Francês a trabalharem as relações interculturais da língua, passando de um francês internacional standard para outro, utilizado na realidade cotidiana da região francófona.

A Coordenadora Estadual, Profª. Dra. Eliane Segati Rios, ressalta a importância das parcerias internacionais como a de  UQAM como meio de potencializar e qualificar as ações do programa.

O Estado do Paraná e o Ministère des Relations internationales et de la Francophonie (Ministério das Relações Internacionais e da Francofonia) são parceiros desde 2017, e resultou no apoio mútuo entre o Paraná Fala Francês e a UQAM.

Última modificação em Quarta, 08 Dezembro 2021 15:22