banner pfidiomas

Segunda, 26 Outubro 2020 16:06

Coordenadora de Relações Internacionais da UENP representa Brasil em programa de liderança internacional em Educação

Coordenadora Estadual do Paraná Fala Idiomas, Prof. Dra. Eliane Segati Rios Coordenadora Estadual do Paraná Fala Idiomas, Prof. Dra. Eliane Segati Rios
     A Coordenadora de Relações Internacionais da UENP, Eliane Segati Rios, foi indicada pela Embaixada e Consulado dos Estados Unidos no Brasil a representar o país e o estado do Paraná no International Visitor Leadership Program (IVLP). O Programa de Liderança para Visitantes Internacionais tem por objetivo contribuir para a Missão Diplomática dos EUA no Brasil quanto à internacionalização educacional e cultural. Serão seis semanas de encontros virtuais, com a participação de profissionais e lideranças da área de Educação e de Internacionalização de diferentes países, selecionados pelas embaixadas americanas ao redor do mundo, para participação no programa e troca de informações e experiências.        A missão do IVLP é oferecer aos líderes internacionais a oportunidade de vivenciar a riqueza e a diversidade da vida política, econômica, social e cultural americana por meio de intercâmbios cuidadosamente planejados que reflitam os interesses profissionais dos participantes e os objetivos da diplomacia pública do governo dos Estados Unidos. Tradicionalmente a programação do evento inclui reuniões presenciais e visitas técnicas a locais estratégicos como universidades, escolas e organizações educacionais, porém, neste ano, excepcionalmente, o programa será realizado por meio de plataformas virtuais, em respeito às normas de distanciamento social para combate à pandemia da Covid-19, para que, em 2021, possa ocorrer pessoalmente, caso as normas de segurança assim permitirem.      A indicação da professora é fruto de sua representatividade nas ações de fomento à internacionalização em âmbito acadêmico. “O convite é um importante indicador de como o Estado do Paraná tem se tornado referência no que diz respeito à internacionalização das universidades, além, é claro, de ser uma experiência culturalmente enriquecedora”, afirma a Professora Eliane.     Coordenadora de Relações Internacionais da UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná), a Professora também é vice-presidente da Faubai (Associação Brasileira de Educação Internacional), Coordenadora de Projetos Estratégicos Internacionais da Fundação Araucária, membro da Câmara de Internacionalização da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) e Coordenadora Estadual do Paraná Fala Idiomas. O Programa oferta cursos de Inglês e Francês para alunos de graduação e pós-graduação, professores e agentes universitários das 7 Universidades Estaduais do Paraná, com objetivo de apoiar o processo de internacionalização das Instituições de Ensino, oferecendo a oportunidade de aprimoramento das capacidades de comunicação científica e acadêmica.