banner pfidiomas

Paraná Fala Idiomas promove capacitação de equipes das universidades estaduais

Escrito por  Coordenadoria de Relações Internacionais Segunda, 16 Março 2020 10:53

Promover formação pedagógica e capacitação linguística de professores. Com esse objetivo, o Paraná Fala Idiomas reuniu coordenadores institucionais, docentes e estagiários que atuam no programa em todo o Estado. O encontro aconteceu na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), no Campus de Curitiba II, no período de 9 a 12 de março, com participação de representantes das sete universidades estaduais paranaenses e de parceiros do programa no Canadá.

A professora Eliane Segati Rios, coordenadora estadual do Paraná Fala Idiomas, ressaltou o desenvolvimento de iniciativas internacionais decorrentes do programa. “A ideia é suprir níveis mais específicos pelos idiomas estrangeiros, especialmente para fins acadêmicos, como escrita para publicações internacionais, e ações voltadas para a pesquisa e internacionalização das universidades”, afirmou, destacando a importância de valorizar o intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação com instituições de ensino de outros países.

Realizado anualmente, esse evento contribui para definição de novas propostas de parcerias e desenvolvimento de projetos conjuntos entre as universidades   estaduais do Paraná, além de servir como reunião de planejamento para o ano letivo. Na programação, as equipes do programa Paraná Fala Francês participaram da formação pedagógica ministrada pelo diretor do Departamento de Idiomas da Faculdade de Comunicação da Universidade do Quebec em Montreal (UQAM), juntamente com a professora Annie Desaulniers, da mesma instituição.

Já as equipes do programa Paraná Fala Inglês participaram de workshop sobre SMRT English, uma metodologia desenvolvida pela Canadian College of English Language (CCEL), instituição de ensino da língua inglesa, sediada em Vancouver, na costa oeste da Colúmbia Britânica, no Canadá. O treinamento foi aplicado por Elana Palmer e Paulo Silva, representantes da plataforma SMRT English, que vieram do país norte-americano. O método dispensa o uso de livros e cadernos, de forma que os alunos aprendem por meio do computador, acessando material didático, fazendo atividades, assistindo vídeos e ouvindo áudios.

PARANÁ FALA IDIOMAS – Programa inédito no Brasil, no âmbito da promoção da internacionalização, por meio de ações pedagógicas integradas entre instituições estaduais de ensino superior (IEES). No Paraná, a internacionalização do ambiente acadêmico é uma diretriz estratégica da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo do Estado, responsável pelo programa, juntamente com a Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF) e as universidades estaduais.

Última modificação em Segunda, 16 Março 2020 10:55