banner pfidiomas

A coordenação Estadual do Programa Paraná Fala Idiomas (PFI), em conjunto com a Coordenadoria de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Norte do Paraná, publicou editais para seleção de (02) bolsistas na categoria de profissional graduado para atuar como instrutor de língua espanhola no Programa Paraná Fala Espanhol e (1) vaga para estudante de graduação da área de Letras/ Letras Português-Espanhol/Letras Espanhol ou Secretariado Executivo. Os editais contemplam também (1) vaga para estudante de graduação da área de Letras/ Letras Português-Inglês/Letras Inglês ou Secretariado Executivo. Os profissionais graduados em Letras-Espanhol desenvolverão atividades nos campi de Jacarezinho, Cornélio Procópio e Bandeirantes…
Por meio do Programa Paraná Fala Idiomas- Francês (PFF), a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) recebeu, durante o mês de agosto, dois professores canadenses da Université du Québec à Montréal (UQàM), como resultado do projeto conjunto aprovado pelo Ministério de Relações Exteriores de Francofonia. O Estado do Paraná possui parceria com a Província de Quebec desde 2009, que vem se fortalecendo pelas relações do Programa com aquela província. Com uma vasta agenda, primeiramente, os professores Carey Nelson, diretor do Departamento de Idiomas da Faculdade de Comunicação da UQaM e Annie Desaulniers, do departamento de línguas da UQaM reuniram-se…
A coordenadora estadual do Programa Paraná fala Idiomas, Profa. Dra. Eliane Segati Rios, reuniu-se com a equipe pedagógica selecionada para atuar no projeto "Português como Língua Adicional para Imigrantes" para dar as boas-vindas aos integrantes do projeto. Na reunião, a equipe composta por 2 coordenadores pedagógicos e 5 tutores, foram discutidas estratégias pedagógicas para o desenvolvimento do projeto que visa, além da proficiência linguística, propiciar a imersão cultural e social dos pesquisadores ucranianos e de seus dependentes. Para a coordenadora, “o projeto é de fundamental importância para que os pesquisadores possam ser integrados não somente em nossa comunidade universitária, mas…
Na última quarta-feira (30/03), a coordenadora estadual do Paraná Fala Idiomas (PFI), professora-doutora Eliane Segati Rios, participou de um encontro no Palácio Iguaçu- Curitiba/PR, na presença da embaixadora do Canadá no Brasil, Jennifer May, a cônsul-geral do Canadá em São Paulo, Heather Cameron, do governador Carlos Massa Ratinho Junior e do Secretário de Educação e do Esporte (Seed-PR), Renato Feder, entre outras autoridades do Estado. Durante a reunião, os presentes avaliaram o programa Ganhando o Mundo, iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) que visa a mobilidade internacional dos alunos da educação básica. Segundo a coordenadora…
O projeto é uma ação do Programa Paraná Fala Idiomas (Pfi), em atendimento ao Programa Paranaense de Acolhida a Cientistas Ucranianas, idealizado pela Fundação Araucária com apoio da Superintendência Geral da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Segundo a coordenadora estadual do Pfi, professora-doutora, Eliane Segati Rios, "o projeto atuará de forma estratégica no acolhimento das cientistas ucranianas, bem como de seus dependentes, quando houver, para, por meio do idioma, facilitar a inserção cultural, linguística, social e acadêmica em nosso Estado". O projeto selecionará, em nível estadual, sete (07) bolsistas da área de Letras para atuação por tempo determinado no…
Página 1 de 7