banner pfidiomas

Coordenadora de Relações Internacionais da UENP representa Brasil em programa de liderança internacional em Educação

Escrito por  Coordenadoria de Relações Internacionais Segunda, 26 Outubro 2020 16:06
Coordenadora Estadual do Paraná Fala Idiomas, Prof. Dra. Eliane Segati Rios Coordenadora Estadual do Paraná Fala Idiomas, Prof. Dra. Eliane Segati Rios

A Coordenadora de Relações Internacionais da UENP, Eliane Segati Rios, foi indicada pela Embaixada e Consulado dos Estados Unidos no Brasil a representar o país e o estado do Paraná no International Visitor Leadership Program (IVLP). O Programa de Liderança para Visitantes Internacionais tem por objetivo contribuir para a Missão Diplomática dos EUA no Brasil quanto à internacionalização educacional e cultural. Serão seis semanas de encontros virtuais, com a participação de profissionais e lideranças da área de Educação e de Internacionalização de diferentes países, selecionados pelas embaixadas americanas ao redor do mundo, para participação no programa e troca de informações e experiências.

A missão do IVLP é oferecer aos líderes internacionais a oportunidade de vivenciar a riqueza e a diversidade da vida política, econômica, social e cultural americana por meio de intercâmbios cuidadosamente planejados que reflitam os interesses profissionais dos participantes e os objetivos da diplomacia pública do governo dos Estados Unidos. Tradicionalmente a programação do evento inclui reuniões presenciais e visitas técnicas a locais estratégicos como universidades, escolas e organizações educacionais, porém, neste ano, excepcionalmente, o programa será realizado por meio de plataformas virtuais, em respeito às normas de distanciamento social para combate à pandemia da Covid-19, para que, em 2021, possa ocorrer pessoalmente, caso as normas de segurança assim permitirem.

A indicação da professora é fruto de sua representatividade nas ações de fomento à internacionalização em âmbito acadêmico. “O convite é um importante indicador de como o Estado do Paraná tem se tornado referência no que diz respeito à internacionalização das universidades, além, é claro, de ser uma experiência culturalmente enriquecedora”, afirma a Professora Eliane.

Coordenadora de Relações Internacionais da UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná), a Professora também é vice-presidente da Faubai (Associação Brasileira de Educação Internacional), Coordenadora de Projetos Estratégicos Internacionais da Fundação Araucária, membro da Câmara de Internacionalização da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) e Coordenadora Estadual do Paraná Fala Idiomas. O Programa oferta cursos de Inglês e Francês para alunos de graduação e pós-graduação, professores e agentes universitários das 7 Universidades Estaduais do Paraná, com objetivo de apoiar o processo de internacionalização das Instituições de Ensino, oferecendo a oportunidade de aprimoramento das capacidades de comunicação científica e acadêmica.