Coordenadoria de Relações Internacionais

Coordenadoria de Relações Internacionais

Os professores e instrutores que atuarão no ensino de inglês a distância, em atendimento ao Programa Ganhando o Mundo, estiveram reunidos em 22 e 23 de abril para formação pedagógica e apresentação da metodologia e da plataforma do curso de língua inglesa. As aulas serão realizadas de maio a novembro aos 100 alunos de Ensino Médio da rede pública estadual, selecionados em 2020 para o programa de intercâmbio na Nova Zelândia, cuja viagem deve ocorrer até fevereiro de 2022. Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED-PR), o Programa Ganhando o Mundo tem a contribuição da equipe do Programa Paraná Fala Idiomas, responsável pelo conteúdo pedagógico do curso de inglês a ser ofertado aos alunos e orientação aos professores e instrutores que ministrarão as aulas. O Paraná Fala Idiomas é um programa estratégico da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). O Ganhando o Mundo também tem apoio técnico da Universidade Virtual do Paraná (UVPR), responsável pela plataforma de ensino, que foi desenvolvida exclusivamente para atender às necessidades de aprimoramento do conhecimento dos estudantes sobre o idioma e o país de destino. Segundo a Coordenadora Estadual do Paraná Fala Idiomas, a Professora Eliane Segati Rios, “Por este curso, os alunos terão todo o suporte necessário para sua aprendizagem linguística, apoiados também ao conhecimento cultural e social dos países estrangeiros”. O curso de inglês a distância será ministrado por uma equipe de cinco tutores e duas coordenadoras pedagógicas, composta por alunos de graduação em Letras/Inglês e profissionais já graduadas, em nível de mestrado e doutorado, e que foi aprovada em um processo seletivo estadual.
José Antonio Marcelino. Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA – Curso de Ciências Contábeis. Destino: Universidad Sek – Santiago do Chile. Período: 17 a 25/07/2019. "Em 2019 dei início ao programa de doutorado no Brasil, e durante o primeiro semestre vim a conhecer a Universid Sek - USEK, do Chile. Assim, como o objetivo de estudar em uma universidade estrangeira e estar conhecendo outras culturas, cancelei minha inscrição no programa no Brasil e fui para USEK. No período de 17 a 25 de julho de 2019, foi a primeira semana de imersão em outra cultura, no programa de doutorado no Campus da Providência. Tive desafios com relação à língua, ao clima, à gastronomia e à cultura, mas tudo foi grandioso. Dentro do contexto acadêmico, percebi muita diferença em relação ao programa do qual fazia parte no Brasil. Na Usek a dinâmica difere, um processo de construção constante a cada encontro. Também outro ponto a se destacar, é a participação de outras nacionalidades, contribuindo ainda mais para o enriquecimento do conhecimento. Essa atividade me abriu outras oportunidades de participação em diversas redes de pesquisadores, Chile, Colômbia, Argentina, Paraguai e Brasil. ”
Nome: Maira Fernanda Lamim. Curso: Ciências Contábeis. Origem: Universidade Estadual do Norte do Paraná-UENP. Mobilidade Virtual na Universidad Santo Tomás – USTABUCA/Colômbia. “Realizei um semestre de intercâmbio na Universidad Santo Tomas, sendo ele uma mobilidade virtual. Foi uma experiência gratificante, na qual tive a oportunidade de estudar uma abordagem diferente da que realizamos aqui na UENP. Interagi com alunos de outras nacionalidades e aprendi sobre sua cultura e seu país. Fiz muitas amizades das quais mantenho contato. Os professores são atenciosos e estão sempre dispostos a sanar as dúvidas e nos ajudar na realização de atividades, dão feedbacks sobre as atividades entregues e constantemente me perguntavam se estava encontrando alguma dificuldade para utilizar a plataforma ou as matérias do curso. Gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer a CRI por todo suporte prestado durante a mobilidade.”
Nome: Leticia Aparecida Ferreira Gottarde. Curso: Fisioterapia. Origem: Universidade Estadual do Norte do Paraná-UENP. Mobilidade Virtual na Universidad Santo Tomás – USTABUCA/Colômbia. “A mobilidade virtual foi uma experiência incrível, sempre tive como objetivo estudar em universidades estrangeiras, mas nunca imaginei viver isso por uma tela através da internet. Mesmo o intercâmbio sendo de forma virtual, foi possível adquirir muitos conhecimentos, conhecer estudantes de diversos países, adquirir novas experiências tanto pessoais quanto acadêmicas... Foi uma troca de conhecimentos incrível! Sou imensamente grata à CRI-UENP por todo apoio e incentivo aos alunos. Graças a vocês foi possível vivenciar momentos incríveis com diversos alunos em Universidades estrangeiras, transmitindo conhecimento e principalmente ampliando minha visão de mundo”.
Nome: Aryanne Hydeko Fukuoka Bueno. Curso: Educação Física - UENP. Origem: Universidade Estadual do Norte do Paraná-UENP. Mobilidade Virtual na Universidad Santo Tomás – USTABUCA/Colômbia. "Realizar a Mobilidade Acadêmica foi muito gratificante, pois me permitiu conhecer novas pessoas, aprender outras culturas, enriquecer meu currículo, ter contato com um idioma diferente, sem contar que fiz algumas amizades ao longo da mobilidade. A experiência é única, pois além de fornecer um crescimento pessoal e profissional, me proporcionou uma vivência que eu jamais imaginaria passar durante a graduação. Meus sinceros agradecimentos a todos os diretores, coordenadores e colaboradores da CRI, por toda a atenção e suporte ofertado, desde a inscrição até a finalização das mobilidades. Vocês são uma equipe maravilhosa. Gratidão à todos! Podem ter certeza que estarão nos meus agradecimentos no trabalho de conclusão de curso. Sucesso a todos!"
    Estão abertas, até o dia 22 de março, as inscrições para os cursos do Programa Paraná Fala Inglês (PFI) na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). O Programa é promovido pelo Governo do Estado por meio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e da Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF). Podem se inscrever alunos, professores e funcionários da comunidade acadêmica. As inscrições devem ser realizadas pelo site uenp.edu.br/pfi. Após esse período, membros das demais universidades estaduais do Paraná poderão se candidatar às vagas remanescentes, no período de 23 a 26 de março.     Os cursos de inglês geral são distribuídos entre os níveis pré-intermediário e intermediário. Além deles, também são ofertados cursos acadêmicos voltados à leitura geral de artigos científicos e abstracts (resumos de artigos científicos). Exclusivamente a professores que desejam se capacitar para ministrarem suas aulas em Língua Inglesa, será ofertado o curso English as a Medium of Instruction (EMI). Os cursos de inglês geral são gratuitos, ou seja, não há pagamento de mensalidades. O único investimento necessário é a compra do material didático no valor de R$85,00. Para os cursos acadêmicos, não há custo para o material didático.  Devido à suspensão temporária das atividades presenciais na UENP, as aulas serão ministradas na modalidade on-line, durante o primeiro semestre de 2021. Para concorrer a uma das vagas é necessário: 1) Preencher o formulário de inscrição; 2) Realizar o teste de nivelamento; 3) Enviar comprovante de vínculo com a UENP para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..   CURSOS OFERTADOS Inglês Pré-Intermediário (níveis 1 e 2); Inglês Intermediário (níveis 1 e 2); Inglês Acadêmico Instrumental: Abstract I; Inglês Acadêmico: Artigo Científico; Inglês como Meio de Instrução (EMI).  
Nome: Lucas Breda Magalhães. Curso: Português/Inglês - UENP/CCP. Origem: Universidade Estadual do Norte do Paraná-UENP. Destino: Universidade de Coimbra- Portugal. Período: Novembro de 2019 a Maio de 2020. Tipo de Mobilidade: Programa Santander - Bolsas Íbero-americanas. "O intercâmbio na graduação foi, sem sombras de dúvidas, uma oportunidade singular em minha vida, ao passo que ele representa uma conquista que assinala positivamente para o percurso formativo que tenho traçado. Ao longo de seis meses, vivenciei momentos marcantes que certamente jamais esquecerei. Cheguei em Coimbra no dia 01 de novembro de 2019 e pude vivenciar desse sentimento único que é realizar o intercâmbio para outro país. Tive a possibilidade de frequentar as disciplinas de Problemas Críticos da Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa do Modernismo ao Contemporâneo e Culturas Africanas. Por meio dessa experiência pude perceber que o curso de Letras da UENP/CCP está completamente em sintonia com os conteúdos trabalhados no curso de Português da Universidade de Coimbra, esse ponto é revigorante porque evidencia o alto nível de formação da nossa Universidade. O conhecimento adquirido na disciplina de Culturas Africanas contribuiu fortemente para o desenvolvimento de minha pesquisa de conclusão de curso, fornecendo caminho e perspectivas que com certeza se desdobrarão em projetos de mestrado e doutorado. A experiência de estudar com alunos de outras nacionalidades potencializou minha capacidade comunicativa e intrapessoal, possibilitando (re)conhecer novas possibilidades de pensamentos, adquirindo conhecimento singulares e únicos de cada uma das pessoas que tive o prazer de conhecer. Além disso,  pude ampliar minhas perspectivas culturais e de mundo, afinal, venho de um distrito com menos de mil e quinhentos habitantes, logo, sair desse espaço para conhecer novas modos de ser e estar no mundo, oportuniza compreender melhor a diversidade do mundo..."
Nome: Andreza Ramos. Curso: Letras e Inglês. Origem: Universidade Estadual do Norte do Paraná CCHE. Destino: Universidade de Alberta/Canadá. Período: Maio de 2019 a Agosto de 2020. Tipo de Mobilidade: Instituição de pesquisa canadense MITACS. “Crescimento pessoal, acadêmico, profissional e cultural’ é a frase que pode definir a minha experiência no Canadá. Eu fiquei surpresa com o quão receptivos são os canadenses. São muito abertos e solícitos, sempre dispostos a ajudar estudantes, profissionais e outras pessoas que estão tentando a vida no país. No tempo em que fiquei na Universidade de Alberta, estive alojada no mesmo prédio que outros estudantes internacionais. Por isso, tive a oportunidade de conviver com universitários de vários países: alemães, indianos, chineses, coreanos, mexicanos. Foi uma imensa troca de experiências e culturas, pois além dos canadenses eu também tive contato com gente de todo o mundo. Meus colegas sabiam muito pouco sobre o Brasil, por isso, acho que deixei conhecimento e eles também acrescentaram para a minha vivência”. “É muito importante que o Universitário aproveite ao máximo todas as experiências que a graduação proporciona. Por isso, participe de projetos de iniciação científica, esteja próximo e construa um bom relacionamento com os professores, pois eles podem dar indicações valiosas, se dedique aos estudos para conseguir boas notas, além de manter a frequência de presença, uma vez que o histórico escolar é analisado pelas instituições estrangeiras. Além disso, estude uma língua estrangeira. Pode ser inglês, espanhol, francês ou o idioma do país o qual você pretende visitar. Mantenha-se atento aos editais divulgados pela Coordenadoria de Relações Internacionais (CRI) da UENP e tente manter seus documentos estudantis e pessoais sempre organizados”.    
A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) divulgou os editais de homologação dos bolsistas aprovados para as vagas de Tutor e Orientador Pedagógico do curso de ensino de inglês a distância, que será ministrado pelo Paraná Fala Inglês.    O processo seletivo foi realizado em nível estadual para estudantes de graduação e profissionais graduados na área de Letras/Inglês das sete Universidades Estaduais do Paraná, em atendimento à necessidade pedagógica do Programa Estadual Ganhando o Mundo. O curso será on-line e terá início neste primeiro semestre.   Para as duas vagas destinadas à função de Orientador Pedagógico, foram classificadas: Andressa Cristina Molinari (UEL) e Bhianca Moro Portella (UEPG). Para as cinco vagas destinadas às vagas de Tutores, foram classificados: Rodolfo Júnio do Nascimento (UNESPAR), Cinthya Medeiros Santana (UEL), Júlia Evelyn Rosa (UENP), Leandro Ribeiro (UENP), Tiffany Gabriele Ângelo Palugan (UENP).   Os editais estão disponíveis nos seguintes endereços eletrônicos:       ORIENTADOR PEDAGÓGICO (http://cri.uenp.edu.br/index.php/editais-cri/editais-2021/804-edital-021-2021-eiad-orientador-pedagogico-edital-final/file)       e TUTOR (http://cri.uenp.edu.br/index.php/editais-cri/editais-2021/805-edital-022-2021-eiad-tutor-estudante-de-graduacao-edital-final/file)      PROGRAMA GANHANDO O MUNDO O Ganhando o Mundo é um programa de intercâmbio internacional, criado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED-PR), para ofertar aos estudantes de Ensino Médio da Rede Pública Estadual a formação acadêmica em instituições de ensino estrangeiras. Segundo informações da SEED-PR, serão selecionados 100 alunos para intercâmbio na Nova Zelândia no segundo semestre de 2021. O processo seletivo está em andamento e a previsão da SEED-PR para a divulgação dos estudantes classificados é dia 22 de fevereiro.  
A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) prorrogou até o dia 3 de fevereiro o prazo para inscrição do processo seletivo de bolsistas Orientadores Pedagógicos e Tutores/Professores, que atenderão aos alunos do Programa Estadual “Ganhando o Mundo”. O Programa vai promover o intercâmbio de 100 estudantes do Ensino Médio da rede pública em instituições escolares da Nova Zelândia. Os editais com as informações detalhadas estão disponíveis no endereço: cri.uenp.edu.br/index.php/editais-cri/editais-2021. As vagas são destinadas aos profissionais graduados e estudantes de uma das sete Universidades Estaduais do Paraná (UEL, UEM, UEPG, Unioeste, Unicentro, UENP, Unespar). Para a função de Orientador Pedagógico, são duas vagas ofertadas. A bolsa é de R$1.030 mensais para dedicar-se 20horas semanais ao projeto. Para a função destinada aos estudantes de graduação, são cinco vagas ofertadas, para atuarem como tutores/professores, com bolsa no valor de R$745 mensais para uma dedicação de 20 horas semanais presenciais ao projeto. A iniciativa tem amparo no Programa Paraná Fala Idiomas e conta com o apoio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná e da Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF), e a parceria da Universidade Virtual do Paraná (UVP). PROGRAMA GANHANDO O MUNDO O Programa é uma iniciativa inédita do Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, de fomentar a oportunidade de intercâmbio para estudantes de Ensino Médio dos colégios estaduais. O programa levará nesta primeira edição 100 estudantes para a Nova Zelândia. A viagem ocorrerá no segundo semestre de 2021, desde que não haja restrições em razão da pandemia da Covid-19. O objetivo é oferecer oportunidade de desenvolvimento da autonomia dos estudantes, diante da experiência de morar em outro país, e o aperfeiçoamento da língua inglesa na formação acadêmica em instituições de ensino estrangeiras
Página 1 de 15