ebw

O projeto é composto por 20 Instituições de Ensino Superior europeias parceiras e brasileiras e 10 instituições associadas. É implementado ao abrigo do programa Erasmus Mundus Ação 2 Vertente 1, lote 9, Brasil.

 

Entre os principais objetivos do projeto, destacam-se os seguintes:

• o enriquecimento mútuo e melhor entendimento entre a Europa e o Brasil

• o aumento da cooperação internacional entre Instituições de Ensino Superior através do intercâmbio de pessoas, conhecimentos e competências no que diz respeito ao Ensino Superior;

brasileiras e de países europeus, contribuindo assim para a promoção do desenvolvimento socioeconômico deste país;

• a promoção da transparência e do reconhecimento de estudos e qualificações em nível internacional.

 

Para alcançar estes objetivos, o projeto prevê 151 mobilidades do Brasil para a União Europeia. Com estas bolsas, estudantes, pesquisadores e membros de pessoal acadêmico e administrativo podem realizar um período de estudos, pesquisa ou trabalho, respectivamente, numa das instituições parceiras europeias deste consórcio de Universidades.

 

                                                Leia as informações sobre a candidatura

 

 


 

Parceiros Europeus

Universidade do Porto – Portugal

Universidade de Trás­Os­Montes e Alto Douro – Portugal

Universitá Degli Sudi Roma "La Sapienza" ­ Itália

Universidad Politécnica de Valencia – Espanha

Technische Universität Dresden – Alemanha

Rigas Tehnixka Universitate – Letônia

Université de Lille – França

Université de Rouen – França

Uppsala Universitet – Suécia

Universitá Ta'Malta – Malta

 


 

Parceiros Brasileiros

Universidade Federal do Rio Grande do Sul ­ RS

Universidade Federal de Campina Grande ­ PB

Universidade Federal de Lavras – MG

Universidade Federal de Mato Grosso – MT

Universidade Federal de Roraima – RR

Universidade Federal do Rio de Janeiro – RJ

Universidade Federal do Tocantins – TO

Universidade Federal Rural de Pernambuco ­PE

Universidade Regional do Cariri – CE

Universidade Tiradentes – SE

 


 

Associados

Sgroup European Universities' Network

Fundação Nacional do Índio

Universidade do Estado do Amazonas

Universidade Federal do Maranhão

Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Universidade Vila Velha

FAUBAI

 

Mais informações: http://ebwplus.up.pt

 


Os candidatos elegíveis a se beneficiar de uma bolsa Erasmus Mundus no âmbito deste Edital deverão cumprir os seguintes critérios:

    1. Ter nacionalidade do Brasil;

    2. Não ter residido, nem desenvolvido a sua atividade principal (estudo, trabalho, etc.), durante mais de 12 meses, nos últimos 5 anos, num dos Países Europeus – não aplicável ao GA III nem pessoal;

    3. Não ter beneficiado no passado de uma bolsa Erasmus Mundus para o mesmo tipo de mobilidade.

    4. Possuir conhecimento suficiente da língua em que os cursos/atividades são desenvolvidos ou de Inglês.

    5. Adicionalmente, para estudantes de graduação: ter completado com êxito pelo menos um ano de estudos na sua instituição de origem.

    6. Adicionalmente, para estudantes de doutorado (mobilidade): estar inscrito em um programa de doutorado de uma Instituição de Ensino Superior;

    7. Adicionalmente, para estudantes de doutorado (completo): ter completado com êxito pelo menos a graduação, ou preferencialmente o mestrado;

    8. Adicionalmente, para pós-doutorados: ser pesquisador experiente com um diploma de doutorado, ou ter pelo menos 3 anos de experiência de pesquisa equivalente, incluindo o período de formação em pesquisa numa organização de pesquisa estabelecida de acordo com a legislação nacional após obtenção do diploma que lhe conferiu acesso ao programa de doutorado;

    9. Adicionalmente, para pessoal docente e administrativo: trabalhar em regime tempo integral na UENP; basear os contratos de mobilidade nos acordos de parceria e na estratégia de sustentabilidade definidos pelos membros do consórcio; acordar, em conjunto com as instituições de origem e de acolhimento, qual o programa de atividades, nomeadamente: palestras ou trabalho administrativo será realizado staff visitante, as atividades de pesquisa ou o tipo de formação a realizar, etc;

    10. Para pessoal docente, discente e administrativo: ter proficiência no idioma da universidade de destino e comprovar conhecimentos básicos de língua inglesa quando esta não for a língua oficial do país de destino.


       

O esquema de mobilidade do projeto determina que os candidatos brasileiros apenas podem se candidatar a instituições europeias. Este esquema de fluxos de mobilidade tem como objetivo o reforço da cooperação regional entre as instituições de ensino superior do Brasil e da União Europeia.

    1. O projeto EBW+ concede 151 BOLSAS, sendo: 67 de Graduação, 56 de Doutorado, 6 de Pós-doutorado e 22 de Staff. A 1ª Convocatória oferece as seguintes bolsas, de acordo com cada Grupo Alvo:

      1. Bolsas para mobilidade de graduação: Para realizar um período de estudos com a duração de 5 ou 10 meses numa das instituições europeias parceiras do projeto. Este período de mobilidade deve ser reconhecido integralmente pela Universidade brasileira (apenas Grupo-Alvo 1 e 3);

      2. Bolsas para doutorado (mobilidade): Para realizar um período de estudos ou pesquisa com a duração de 10 ou 18 meses numa das instituições europeias parceiras do projeto. Este período de mobilidade deve ser reconhecido integralmente pela Universidade brasileira (apenas Grupo-Alvo 1 e 2);

      3. Bolsas para doutorado (completo):Para realizar estudos completos na Europa, numa das instituições europeias parceiras do projeto, com a duração máxima de 32 meses (formação completa na instituição de acolhimento e atribuição de respectivo diploma) (apenas Grupo-Alvo 2 e 3)

      4. Bolsas para mobilidade de pós-doutorado: Para desenvolvimento de atividades de intercâmbio de conhecimentos, capacidades e experiências, com a duração de 6 ou 10 meses de trabalho efetivo (apenas Grupo-Alvo 2)

      5. Bolsas para pessoal docente e administrativo: Para desenvolvimento de atividades de intercâmbio de conhecimentos, capacidades e experiências, com a duração de 1 mês de trabalho efetivo. (apenas Grupo-Alvo 1 e 2)

 


 

Link da newsletter

 

 

 


 

Link do Facebook

 


 

 

As inscrições abrirão a partir de agosto de 2015. Para inscrição no Programa, o candidato deverá seguir os seguintes passos:

    1. Verificar os critérios de eligibilidade;

    2. Ler atentamente o Guia do Candidato (http://ebwplus.up.pt/) e a seção das FAQs (http://ebwplus.up.pt/general_information);

    3. Recolher toda a informação e documentos necessários para preencher o Formulário de Candidatura;

    4. Preparar um projeto de educação/formação descrevendo os objetivos, atividades e plano de estudo/trabalho previsto, considerando os objetivos do programa )seção 7 do formulário de candidatura);

    5. Assegurar que a proposta do projeto é objetiva e específica no que concerne à metodologia e viabilidade, impacto e benefício, assim como capacidade de atingir os objetivos d projeto dentro dos tempos limites estabelecidos pela duração da bolsa;

    6. Certificar-se que a motivação apresentada pela candidatura relativamente aos benefícios e resultados esperados é clara e adequada a cada uma das opções selecionadas;

    7. Uma vez reunida a informação e compilada num projeto de educação/formação, o candidato deverá criar um nome de utilizador e uma senha para poder acessar o Formulário de Candidatura disponível no website do projeto (http://ebwplus.up.pt)

    8. Preencher o formulário online (http://ebwplus.up.pt) e submeter a documentação necessária.


De acordo com o tipo de mobilidade, a avaliação das candidaturas será realizada por uma comissão específica, composta por representantes das universidades brasileiras e europeias, respeitando-se os seguintes critérios e fatores de ponderação (FP):

  • Estudantes de graduação: Mérito Acadêmico (FP 2); Motivação (FP 1); Competências linguísticas (FP 1)

  • Estudantes de doutorado: Mérito Acadêmico (FP 3); Projeto de pesquisa (FP 2); Motivação (FP 1); Competências linguísticas (FP 1)

  • Pesquisadores de pós-doutorado: Experiência anterior/ Produção Científica (FP 3); Projeto de pesquisa (FP 2); Motivação (FP 1); Competências linguísticas (FP 1)

  • Pessoal acadêmico e administrativo: Experiência anterior/ Produção Científica (FP 3); Plano de trabalho (FP 2); Motivação (FP 1); Competências linguísticas (FP 1)

Além dos critérios supramencionados, serão considerados: equilíbrio entre instituições parceiras, equilíbrio entre gêneros, candidatos em situação econômica desfavorável, candidatos portadores de deficiência, assim como outros fatores transversais.


 

Cada candidato(a) selecionado(a) irá receber uma bolsa mensal para cobrir os gastos de subsistência no país de acolhimento, uma viagem de ida e volta e um seguro de saúde, acidente e viagem válido durante todo o período de mobilidade na Europa. Os estudantes estão também isentos do pagamento de taxas de matrícula na instituição de acolhimento, uma vez que estas (quando aplicáveis) serão cobertas pelo projeto.


O montante mensal difere em função do tipo de mobilidade, conforme a seguinte tabela:

Estudantes de graduação

1000 EUR/mês

Estudantes de doutorado

1500 EUR/mês

Pesquisadores de Pós-doutorado

1800 EUR/mês

Pessoal acadêmico e administrativo

2500 EUR/mês

 

 


 

Depoimento do intercambista da UENP